Marielli Bett estuda na Escola Walter Holthausen e vai representar o município e o Estado em São Paulo. A jovem abordou o tema do carvão mineral em um artigo de opinião e agora espera o resultado para Etapa Nacional.
No início deste mês, a Escola Walter Holthausen, em Lauro Müller, recebeu uma ótima notícia. A aluna do terceiro ano do Ensino Médio, Marielli Bett se classificou para a Etapa Regional da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa que ocorre em São Paulo. Marielli participou da competição com o artigo de opinião intitulado “Berço Nacional do Carvão Mineral: tradição versus meio ambiente”.
A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” está em sua 6ª edição e é um concurso de produção de textos e documentários para alunos de escolas públicas de todo país. O tema das produções é “O lugar onde vivo” e propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.
O concurso tem como objetivo principal contribuir para a melhoria de ensino e aprendizagem da leitura e escrita. A Olimpíada é dividida em gêneros textuais: Poemas, Memórias literárias e Crônicas para as turmas do Ensino Fundamental, Documentário e Artigo de Opinião para o Ensino Médio.
Inicialmente os alunos da Escola Walter Holthausen produziram textos e destes dois documentários e cinco artigos de opinião foram escolhidos para representar a escola na Etapa Municipal. Para a Etapa Estadual dois trabalhos da escola foram aprovados. O primeiro foi o documentário produzido pela aluna Maria Anita de Oliveira Holderbaun, do segundo ano do Ensino Médio. Ela abordou o tema “Serra do Rio do Rastro e suas belezas”. A segunda escolha foi o artigo de opinião de Marielli Bett.
Após a Etapa Estadual, Marielli conseguiu se classificar para a Fase Regional que ocorre em São Paulo no mês de novembro. Na cidade paulista, a aluna e a professora Gerusa Citadin Righetto participarão de oficinas textuais, passeios culturais e terão a oportunidade de manter contado com professores universitários para aprimorar ainda mais o texto.
Marielli Bett conta que primeiro listou possíveis temas e depois definiu qual iria abordar no texto e qual seria sua posição sobre ele. Após a escolha do tema procurou ler, obter informações como notícias, dados e tudo que poderia utilizar para formar um bom artigo e conversar com o leitor sobre seu ponto de vista. Procurou também revisar a estrutura de um artigo para ter certeza que estava no caminho correto e acima de tudo leu e analisou os textos selecionados nos anos anteriores e buscou compreender e cumprir o máximo todos os critérios avaliativos.
Com tanto esforço a aluna conseguiu garantir uma das cinco vagas para a Etapa Regional diante de 162 textos de alunos de Santa Catarina. Agora a escola aguarda o trabalho selecionados para avançar para a Etapa Nacional e espera estar entre os 32 melhores trabalhos na Premiação Final.
Em doze anos, a aluna Marielli Bett é a primeira a representar a escola e o município em uma Etapa Regional da Olímpiada de Língua Portuguesa.