A relação da escola para a carreira profissional e para a vida foram temas da palestra.
Quando se formou na Satc, em 1993, Marcos Keller Amboni começava uma trajetória que o faria voltar à instituição, não como aluno, e sim, como exemplo de profissional de sucesso moldado pela escola. Foram os relatos dessa trajetória de quase 30 anos desde a formatura que os acadêmicos dos cursos de Engenharia acompanharam na noite desta terça-feira (15), no Auditório 1 da Satc.
De estudante Keller é hoje diretor de Regulação da Engie Brasil Energia, empresa multinacional responsável pelo Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo. A formação da carreira e as dicas para alcançar uma posição de destaque pautaram a palestra. “A intenção foi passar uma mensagem que faça sentido e de como a educação nesta escola foi fundamental para a minha trajetória. Foi uma história muito bonita e certamente essa educação que eu tive foi essencial para a minha carreira e na minha vida”, contou Keller.
O palestrante, acompanhado dos diretores da Satc, realizou uma visita pela instituição e não escondeu a emoção de reencontrar as antigas salas, corredores, laboratórios e até amigos. “Fazia tempo que não vinha aqui e é emocionante ver como cresceu tanto. Conheci tudo e o Centro Tecnológico e, de fato, a escola está muito maior, muito bem equipada e com pessoas muito qualificadas trabalhando aqui. Para um ex-aluno é emocionante voltar e ver que tudo isso está sendo feito e a qualidade mantida depois de todo esse tempo”, afirmou.
Junto do ex-aluno, palestrou o gerente de Estratégia e Inovação da Engie Brasil Energia, Alexandre Zucarato.
60 anos de orgulho
A palestra do diretor da Engie faz parte do projeto “Efeito Satc”, onde ex-alunos passam um pouco de sua experiência para os estudantes. Além de Keller, o engenheiro da Tesla, Anderson Pacheco, e o secretário de Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni, já palestraram na instituição.
“É um orgulho ver nossos ex-alunos alcançarem posições de destaque em empresas de nível mundial e, o Keller, em especial, como diretor da Engie, que é nossa parceira no carvão mineral. O grande processo é o exemplo da transformação. A maior parte é o mérito pessoal, mas a escola tem uma importância fundamental com o trabalho e aprendizado”, reiterou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.
Colaboração: Comunicação Satc