Unidade de educação que menino de 3 anos frequenta será interditada e colegas receberão medicação profilática.
Um menino de 3 anos foi internado com suspeita de meningite bacteriana em Içara, no Sul do Estado. O caso foi confirmado pela prefeitura nesta quinta-feira (3).
A criança está hospitalizada desde terça-feira (1º), e conforme informações dos familiares e da Vigilância Epidemiológica de Içara, passa bem e já saiu do isolamento.
A criança estuda no CEI Alegria do Saber, no bairro Presidente Vargas. A suspeita é de meningite meningocócica, forma mais letal da doença e que pode ser transmitida pelo contato.
Para evitar o contágio, a escola será fechada nesta sexta-feira (4), para limpeza e higienização. Os colegas de turma do menino também receberão medicação profilática, para evitar que a bactéria seja transmitida.,
Ainda segundo a prefeitura, às 18h desta quinta-feira será realizada uma reunião com pais dos alunos da turma da criança. Na ocasião, serão repassados esclarecimentos e orientações, inclusive sobre a medicação que será entregue nesta sexta.
A previsão é que as aulas na unidade sejam retomadas na segunda-feira (7). “Ressaltamos que a unidade escolar já toma medidas preventivas durante o ano todo, e que o contágio pode acontecer em qualquer ambiente que as crianças e os familiares frequentam”, diz a nota.
A prefeitura orienta, ainda, que em caso de qualquer sintoma em outros alunos, que os responsáveis procurem posto de saúde ou hospital.
Casos no Estado
Conforme o mais recente boletim da Dive-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), até 29 de agosto foram confirmados 32 casos de meningite meningocócica no Estado. Sete pessoas morreram em decorrência da doença.
Após o boletim, no entanto, foram registrados outros casos da doença em municípios de Santa Catarina. Entre eles estão dois bebês que morreram em Criciúma.
Principais sintomas
Os principais sinais e sintomas da meningite são febre, dor de cabeça intensa e contínua, rigidez na nuca e, nas meningites bacterianas, manchas vermelhas ou arroxeadas na pele.
Em crianças, os sintomas podem não ser tão evidentes, mas uma vez que seja verificada a presença de desânimo, prostração ou moleira, é necessário se dirigir a uma unidade de saúde imediatamente.
Com informações do site ND Mais