Com 106 anos a senhora Nilza Machado Agostinho e o atleta Gustavo Laurentino Galvani receberam o reconhecimento do Legislativo orleanense.
A sessão da Câmara de Vereadores de Orleans desta segunda-feira (30) homenageou a mulher mais idosa do município e o vice-campeão brasileiro de xadrez. Presidido pelo vereador Hildegart Thessmann Durigon, a sessão ainda teve a votação de um projeto de lei e duas indicações.
Após a leitura das correspondências, os vereadores homenagearam a mulher mais idosa de Orleans, Nilza Machado Agostinho, de 106 anos. A indicação para homenagem foi da vereadora Mirele Debiasi. Acompanhada pela família, dona Nilza se emocionou com a lembrança do legislativo. Os vereadores aproveitaram o uso da tribuna para parabenizar a força de vontade de dona Nilza.
O segundo homenageado da noite foi o enxadrista Gustavo Laurentino Galvani, que foi vice-campeão brasileiro de xadrez. Gustavo busca esse ano quebrar o recorde mundial de montagem de cubo mágico com os pés. O jovem recebeu a homenagem ao lado dos pais e da irmã. Os vereadores também elogiaram o esforço do atleta.
A vereadora Mirele destacou o orgulho de poder homenagear os dois cidadãos. “É tão bonito a gente ter na nossa cidade pessoas que são exemplo de garra, superação e força. Falei para a Dona Nilza que quem me dera eu como mulher chegar na idade dela com a disposição que ela tem. Na semana passada, quando fui lá na casa dela, ela estava preocupada com a lenha que tinha que colocar no fogão para cozinhar, a roupa que ela quer lavar e o pessoal briga. Ela com toda a disposição para trabalhar. O Gustavo, nosso jovem, é exemplo de superação, de inclusão. Neste final de semana novamente foi vice-campeão. Às vezes a gente quer desistir, desanima e ai vem o Gustavo aqui e mostra que podemos tudo aquilo que a gente quiser. O Gustavo pode e vai chegar aonde ele quiser com os incentivos dos pais e toda a família. Gustavo você é motivo de orgulho para gente”, comentou.
A vereadora Edite Zomer Righetto disse estar emocionada com a homenagem. “Fiquei emocionada com a homenagem tão linda que foi prestada à essa senhora e à esse jovem. Realmente são merecedores, são um exemplo de longevidade, garra e perseverança. É disso que nós precisamos. O povo orleanense é assim, tem essas qualidades”, destacou.
O vereador Antônio Dias André ressaltou a importância da “vivência e experiência” da Dona Nilza. “A criança nasce para sorrir e viver, o jovem nasce para produzir e fazer, o idoso está na sua fase de contar o que já viu e fez”, comenta. O vereador também parabenizou Gustavo. “Campeões se fazem exatamente com bastante garra, vontade e concentração. A vontade deve estar dentro do homem e esse teu trabalho vale muito para nós orleanenses. Vemos a tua garra e força de trabalhar. Melhor que sonhar, é conquistar com inteligência e vontade. Isso vocês fizeram até hoje”, parabeniza Antônio.
O vereador Lucas Gonçalves também falou para os homenageados. “São dois exemplos de pessoas vitoriosas. A dona Nilza pela sua caminhada, muitos desafios já enfrentou na vida para chegar até aqui. O Gustavo é um exemplo de vencedor. Vitorioso não só no xadrez, mas na vida”, fala.
O vereador Udir Luiz Pavei destacou que a homenagem foi uma das mais importantes que a Câmara já vez. “A Dona Nilza eu lembro que de madrugada ia lá buscar os gravetos de lenha para dar o sustento para sua família. Uma família sempre muito exemplar e ela sempre muito guerreira, fui testemunha disso. Foi uma das homenagens mais úteis que se prestou nessa casa. Sobre o Gustavo, não só ele está de parabéns nessa caminhada, mas enaltecer o grande trabalho que o pai e a mãe faz com um jovem desse. Um menino que tirou de letra. A gente sabe da dificuldade de nascer sem os braços. Ele poderia ter nascido revoltado, mas foi acolhido numa linda família, que deu com certeza o suporte para que se tornasse esse exemplo de garra e determinação. Parabéns aos pais e familiares, porque não é em qualquer lugar que vemos uma família que abraça um filho com tanta garra como vocês fizeram”, elogiou o vereador.
O vereador Paulo Canever destacou as barreiras superadas pelo enxadrista. “Para o Gustavo, eu digo que a vontade não tem limitações. Ele com a sua deficiência, conseguiu ser vice-campeão de xadrez nacional. Isso é motivo que nos dá muito orgulho. Sei o quanto é difícil para os seus familiares aceitar isso. Eu por experiência própria tenho uma filha que também é deficiente. O mais grave disso tudo são as barreiras que essas pessoas encontram no dia a dia da nossa sociedade. Infelizmente essas pessoas são barradas em muitas situações. Vamos lutar Gustavo, pai e mãe, familiares. São barreiras que estão sendo conquistadas”, ressalta.
Para finalizar, o presidente Hildegart Durigon elogiou o exemplo dos homenageados. “Quero deixar aqui o meu reconhecimento e justa homenagem à Dona Nilza por toda a sua vivência, experiência e exemplo durante a vida. Exemplo de trabalho e honestidade, tanto que tem o acompanhamento de sua família. Também ao Gustavo exemplo de superação e vitória. É um exemplo para outros jovens que muitas vezes não reconhecem seu potencial e não vão à luta. O Gustavo foi à luta e se tornou um vitorioso. Certamente teve muita dedicação, muito trabalho e esforço, mas é assim, se nós queremos conquistar temos que lutar e batalhar mesmo. O Gustavo é exemplo disso, parabéns”, finalizou.
Outubro Rosa
Outro assunto destacado na tribuna foi o Outubro Rosa. A vereadora Mirele Debiasi destacou que a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama irá oferecer atendimentos em diversos horários para a população. A Rede abrirá todas as terça-feira das 8h às 11h, das 13h30 às 17h30. Neste sábado (5) atenderá das 8h às 11h e das 14h às 17h. Nos dias 9 e 23 de outubro, o público também contará com o atendimento das 13h às 21h. “Quem trabalha no comércio ou em empresas com turnos, podem fazer o exame preventivo e tirar as suas dúvidas, porque vamos fazer plantão de atendimento. Não tem desculpa para não fazer os exames no mês de outubro”, ressalta a vereadora.
Rede de Vizinhos na Pindotiba
O vereador Rodinei Pereira deu destaque ao trabalho da Polícia Militar na implantação da Rede de Vizinhos em bairros de Orleans. “A semana passada a Polícia Militar de Orleans esteve no Distrito da Pindotiba fazendo uma reunião para implantar a Rede de Vizinhos naquela comunidade. Já foi implantado em seis bairros do município e vem dando certo e funcionando. A segurança melhorou nos bairros de Orleans e vamos torcer que lá também dê certo. Quero parabenizar o policial Élder e o Tenente Arent por ter presidido a reunião, ter feito uma bela explanação e uma explicação muito produtiva para aquela comunidade. Participaram quase 50 pessoas e agora está na fase de cadastramento para logo em seguida implantar a rede de vizinhos naquela comunidade”, conta.
Projeto n° 0049/2019 é votado em segunda sessão ordinária da noite
A pedido do vereador Valentim Sobrinho, o presidente Hildegart Durigon convocou uma nova sessão para votar o Projeto n° 0049/2019, que anula dotação orçamentária e abre crédito suplementar. O objetivo da Lei é a suplementação de dotações orçamentárias, para custear despesas com a compra de merenda escolar, para os alunos da Rede de Ensino Municipal. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.
Letícia de Oliveira/Sul In FocoConfira a Ordem do Dia da Sessão desta segunda-feira (30):
PROJETO DE LEI PE Nº 0043/2019 – CONCEDE INCENTIVO FISCAL E ECONÔMICO PARA EMPRESAS QUE SE ESTABELEÇAM NO MUNICÍPIO OU NELE AMPLIEM SUAS ATIVIDADES. – Autor: Poder Executivo
Indicação nº. 0084/2019 – Autor: Lucas Mattos Gonçalves
“Que o Executivo faça a substituição da ponte de madeira em Rio das Furnas, próximo ao Recanto dos Cavaleiros (apenas referência).”
Indicação nº. 0085/2019 – Autor: Hildegart Thessmann Durigon
“Que o Executivo faça a pavimentação da Rua que fica atrás da Lanchonete do Gargamel (apenas referência), no Distrito de Pindotiba.”
Confira a Sessão completa no vídeo abaixo: