DTT prepara licitação para adquirir tablets e softwares que servirão para lavrar notificações online.
Você cometeu uma infração de trânsito e foi flagrado por um dos 47 agentes que circulam por Criciúma. Hoje, ele ainda saca um bloco de papel, uma caneta e ali anota a falta cometida para o posterior processamento, cobrança e soma de pontos no prontuário do motorista. Mas esse processo vai mudar.
“Estamos em andamento com a licitação para adquirir dez tablets com softwares”, confirma o diretor da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) de Criciúma, Gustavo Medeiros. Uma primeira licitação já havia sido lançada, mas acabou cancelada. “Tivemos que fazer uns ajustes no edital, mas nos próximos dias ela será novamente lançada”, assegura.
A DTT utilizará um sistema semelhante ao operado pela Polícia Militar. “Em vez de as infrações serem preenchidas no papel, ela serão lavradas online, via tablet. Deixa de ser no papel e vai ser na hora, não vai precisar fazer a anotação na notificação e depois ir até a sede da DTT para digitar. Ela já vai ser impressa na hora”, explica Medeiros. “Encerrada a licitação, vamos trazer a empresa contratada para treinar os agentes”, observa.
O diretor garante que o novo sistema estará nas ruas de Criciúma ainda em 2019. “Vamos fazer um teste, para ver se realmente vai suprir a necessidade. Acreditamos que sim, a tecnologia vem para somar”, afirma. Não existe, na DTT, previsão de aumentar o contingente de agentes de trânsito. “Seguimos com esses 47, consideramos um bom número”, conclui.
Com informações do site 4oito