O andamento das obras de duplicação da BR-101 é foco de uma inspeção por uma comitiva, formada por parlamentares e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit). Hoje e amanhã, o grupo percorrerá todo a rodovia, entre Sombrio até Palhoça.
Entre os pontos de maior destaque estão o túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, onde é perfurado um túnel, e a construção da Ponte Anita Garibaldi, sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna. A ação faz parte do calendário da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras de Duplicação da BR-101 Sul, sob a presidência do deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB).
Além deles e de outros colegas, integram a comitiva os gestores do Dnit em Santa Catarina, entre eles o superintendente regional sul Avani Aguiar de Sá. Hoje, o grupo inspecionará o trecho entre Sombrio a Capivari de Baixo, com passagem por Araranguá e Tubarão.
Amanhã, a comitiva segue para Laguna, onde conhece de perto os trabalhos de construção da Ponte Anita Garibaldi. Dali, prossegue para o norte, com parada nas imediações do Morro dos Cavalos e, depois, na sede do Dnit, onde é prevista uma audiência com o superintendente catarinense do órgão, João José dos Santos.
Neste encontro, um dos assunto a ser tratado é a duplicação do único trecho ainda não licitado: o túnel duplo e pistas suspensas no Morro dos Cavalos.
Segundo Jornal Notisul, a questão que envolve as condicionantes indígenas ainda são discutidas. De qualquer forma, pelo cronograma do Dnit, a concorrência deve ser lançada em setembro deste ano.