Santa Catarina é o primeiro a obter esse recurso.
Para as pessoas que não possuem nenhum tipo de deficiência auditiva, é simples realizar atividades do dia a dia, como por exemplo, em uma situação de emergência manter a calma e ligar para o Corpo de Bombeiros Militar. Mas, para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva, esse problema dificulta o atendimento ágil da Instituição.
Pensando nisso, a Divisão de Tecnologia da Informação do CBMSC, lançou o “SOS SURDO”, aplicativo inédito no país, que apresenta em textos e vídeos as ocorrências. O aplicativo vem sendo desenvolvido desde 2016, e contou com a parceria da comunidade surda catarinense.
Estão sendo realizados também alguns cursos de linguagem de sinais para os Bombeiros Militares. “É uma maneira de inclusão, além de facilitar o nosso serviço, vamos conseguir interagir de uma maneira mais fácil”, ressaltou o sub-comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma, major Henrique Piovesan.
O aplicativo já está disponível na loja de app para Android e iOS, basta procurar por “Sosurdo”. O cadastro é todo online, basta ter em mãos seus documentos pessoais.
Colaboração: Comunicação 4º BBM