Segurança

Assaltante é morto em troca de tiros com a polícia de Criciúma

Daniel Rocha, 25 anos, conhecido como "Febem", foi alvejado com diversos tiros.

Troca de tiros entre policiais e assaltantes terminou com um criminoso morto na tarde dessa sexta-feira, no Bairro Linha Anta, em Criciúma. Daniel Rocha, 25 anos, conhecido como "Febem", foi alvejado com diversos tiros.

Ele chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu no Hospital São José, em Criciúma. O comparsa, R.F.R., 37 anos, foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia. Dois revólveres foram apreendidos.

Durante a manhã, no Centro de Forquilhinha, um empresário de 42 anos foi rendido na porta da empresa por três homens armados. Ele foi feito refém e obrigado a dirigir para o trio de criminosos com duas armas apontadas, sendo uma para cabeça, que vinha do caroneiro do lado, e a outra nas costas, apontada pelo passageiro do banco de trás.

Vítima ainda foi estrangulada

"Eles estavam muitos nervosos e o homem que estava no banco traseiro aparentava estar drogado. A todo o momento eles faziam com que eu reagisse. Parecia que queriam me matar. Se não mantivesse a calma, eles atirariam. Agiram com bastante violência. Tive que me manter calmo, se não, morreria. Ainda fui estrangulado", lembra a vítima, caracterizando o momento como de tortura, que durou uma hora.

O empresário dirigiu o veículo dele, um Fusion placas MEO-8197 de Criciúma, por parte do trajeto. No caminho, um deles entrou em outro carro, um Fox roubado no Balneário Rincão, e fugiu. Depois, um dos bandidos assumiu a direção e o abandonou na localidade de Morro Albino, em Criciúma. "Acho que se arrependeram de ter me largado e ainda retornaram no local. Mas tinha me escondido no mato. Andei e pedi ajuda em uma casa, de onde acionei a polícia. Eles foram me buscar e me levaram até a delegacia de Forquilhinha, onde registrei o Boletim de Ocorrência", relata.

Dinheiro e notebook também foram levados

Da vítima também foram levados R$ 420 da carteira e um notebook. Durante todo dia, tanto a polícia Civil quanto Militar estavam com informações de que o veículo estava rondando a região com quatro ocupantes. Em rondas durante a tarde, policiais militares do Setor de Inteligência (P2) abordaram o Fusion com dois homens dentro. Houve reação, inclusive o carro dos militares ficou cravejado de balas. Nenhum policial se feriu. R. fugiu para um matagal, mas foi preso minutos depois.

A dupla envolvida na troca de tiros tinha diversas passagens policiais. Segundo a Polícia Militar, Rocha tinha saído há quatro meses do Presídio Santa Augusta. Mais de 30 policiais estiveram envolvidos. Instituto Geral de Perícias (IGP) também esteve no local.

Clicatribuna
Foto: Rodrigo Medeiros