Geral

Games sobre ortografia são produzidos por alunos da Satc

Turmas dos 8º anos transformaram as dúvidas ortográficas em jogos que serão utilizados por outras séries.

Divulgação

Uma dificuldade transformada em oportunidade. Foi assim que os alunos dos 8º anos da Satc realizaram o projeto de Games de Ortografia. Observando dificuldades que estavam aparecendo em relação às escritas das palavras, a professora de Língua Portuguesa, Aida Jansen, propôs aos alunos que fossem produzidos jogos de tabuleiro que ajudariam nessa missão.

“O projeto foi pensado, porque nas produções de texto os alunos tinham dificuldade com a escrita das palavras. Não sabiam se eram escritas com c, s, ss, ç, z ou até mesmo se “mau” com “u” ou “mal” com “l”. Para que o conteúdo de ortografia não fosse maçante, pensei em transformá-lo em jogos, aliado ao projeto global da escola de “Educar, inovar, transformar vidas””, explica a professora.

Com a ideia, os próprios alunos confeccionaram os jogos, usando material reciclável e criaram regras, chave de respostas, tabuleiros, peças e dados. Os jogos já estão sendo usados por outras turmas de séries anteriores. A ideia é doar, de acordo com a faixa etária, para uso do Ensino Fundamental I.

“Foi muito interessante. Os alunos que fizeram gostaram muito do resultado final e tiveram preocupação com a escrita correta, já que os jogos seriam usados com outras turmas. As turmas do 7º ano, que utilizaram se surpreenderam e perguntaram se os jogos tinham sido produzidos por alunos”, conta.

Colaboração: Comunicação Satc 

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Educação monta força-tarefa para garantir que alunos de comunidades distantes recebam atividades impressas

O mesmo esforço para entregar as atividades impressas para alunos sem acesso à internet está sendo feito por vários gestores escolares e professores da rede estadual.