Geral

Centro de Eventos Galeano Zomer, de Orleans, será revitalizado e terá um teatro

A ordem de serviço para reforma e implantação do novo espaço cultural foi assinada na manhã desta segunda-feira (16). As obras têm o prazo de oito meses.

Projeto final do teatro no Centro de Eventos Galeano Zomer – Divulgação/Prefeitura de Orleans

Orleans terá um espaço para a realização de eventos culturais a partir do ano que vem. Na manhã desta segunda-feira (16), o prefeito Jorge Koch assinou uma ordem de serviço para implantação da primeira etapa do Centro de Eventos no Galeano Zomer. Com prazo de oito meses, a obra custará R$ 557.584,92 e será realizada pela empresa vencedora da licitação Basecom Construções Civis.

O Centro de Eventos Galeano Zomer tem uma área total de 1.504,94 m². A reforma contemplará um espaço de 1.015,89 m². A intenção da Administração Municipal é transformar o espaço em um teatro que receberá atrações culturais e eventos diversificados. Para a construção do teatro, o projeto foi dividido em algumas etapas. Já na primeira parte das obras, que utilizará os recursos de R$ 557.584,92, o local terá modificações que possibilitarão o uso para diversos eventos.

Divulgação/Prefeitura de Orleans

A Macro Arquitetura foi a empresa contratada para realização do projeto de revitalização do Centro de Eventos Galeano Zomer. Os arquitetos Lucas Delgado e Rafael Lemos explicaram como ocorrerá a obra em etapas. “O projeto foi um desafio para nós, porque mudou muito o uso do local e por ser um projeto feito por etapas. Essa primeira etapa já vai ter um uso fundamental para a cidade, porque será utilizado para eventos. Terá um bom palco, uma boa estrutura. Percebemos que tem bastante eco no local e o forro que será instalado vai resolver bastante esse problema. A parte da telha será uma telha termo-acústica e fará bastante diferença no dia de calor. Também no dia de chuva o barulho será bastante reduzido. Na primeira etapa o local ficará muito bom. Na última etapa vai ficar um espaço bem aconchegante e bonito trazendo valor para a cidade”, destaca Lucas.

Projeto final do teatro no Centro de Eventos Galeano Zomer – Divulgação/Prefeitura de Orleans

O prefeito Jorge Koch também destacou cada fase que a obra passará nesta primeira etapa de construção. “Vamos fazer a primeira etapa que consiste em tirar o telhado e colocar um novo e moderno. Segunda etapa, vamos tirar as arquibancadas. Terceira etapa, fecharemos as janelas, porque será um auditório moderno. Quarta etapa, vamos fazer um palco enorme de eventos, no tamanho de teatro e formatura. Do lado do palco vamos fazer dois camarins e a parte de traz do palco ficará isolada. Quinta etapa, serão feitos os banheiros masculino e feminino”, conta o prefeito.

O prefeito deixou claro que nesta primeira etapa o teatro não ficará totalmente pronto, mas poderá ser utilizado para diversos eventos. A partir do ano de 2020, o prefeito vai atrás de novos recursos para finalizar o projeto. Na segunda etapa serão colocados as luminárias, carpe e poltronas, deixando o centro de eventos confortável para a população.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Atualmente no Centro de Eventos Galeano Zomer ocorre aulas gratuitas do projeto Proart. O diretor do Proart, Marcelo Loli, explica que a revitalização já era esperada há muito tempo e que trará vários benefícios para a cidade. “Essa obra vai modificar não só a qualidade dos espetáculos e shows, mas também as pessoas que vão vir aqui e as que vão se apresentar, além de trazer muito desenvolvimento e qualidade para a cidade. Hoje não é somente um sonho, agora o primeiro passo foi dado e o Centro de Eventos Galeano Zomer vai se transformar realmente num teatro e num espaço de qualidade para todos que queiram visitar e desfrutar de apresentações artísticas e socioculturais”, comemora o diretor.

Atualmente no espaço do Centro de Eventos Galeano Zomer funciona as atividades do Instituto Francesco Zomer, através do Proart Centro Sociocultural. O programa é mantido pela Prefeitura de Orleans e pelas empresas Plaszom, com apoio do Lions Clube.

O Proart atende 596 alunos que são orientados por 17 pessoas, entre professores e departamento administrativo. São oferecidos diversos cursos na área sociocultural, como artes marciais, artesanato, música, arte cênica e dança. “É um mosaico muito interessante e é uma forma de oferecer mais qualidade de vida a sociedade orleanense, que aqui mora, contribui e trabalha e merece ter um momento de lazer”, destaca Marcelo.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

No complexo também funciona a Biblioteca Pública. “A biblioteca é pública, do município, mas nós administramos e buscamos recursos para agregar novos livros. Uma funcionária pública também coordena as atividades da biblioteca e atende a população e escolas desde sua inauguração”, explica o diretor do Proart.

Marcelo ressaltou a felicidade de receber a implantação do teatro no Centro de Eventos. “É uma satisfação enorme saber que as pessoas neste município, turistas e visitantes, terão um espaço de qualidade para se divertir, ter momentos de prazer e para se conectar com outras pessoas, e também ter uma ágora de conhecimentos. Através das apresentações artísticas, as pessoas agregam conhecimentos e desenvolvimento econômico local”, comemora.

As obras da primeira etapa iniciam na próxima segunda-feira (23) e devem ser finalizadas até maio de 2020.

Divulgação/Prefeitura de Orleans

Notícias Relacionadas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Centro de Convivência: Siderópolis terá novo espaço para receber crianças, jovens, adultos e idosos

O local receberá grupos que integram o serviço de convivência, que totalizam 326 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.