Profissionais se reuniram na tarde de terça-feira (10), dentro de rodada de palestras e capacitações organizadas pela Secretaria de Saúde.
O Governo de Lauro Müller, através da Secretaria de Saúde, realizou na tarde de terça-feira (10) capacitação de Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem das unidades de saúde do município. O tema foi “Prevenção ao Suicídio”, desenvolvido pela psiquiatra Simone Lespinasse Araújo, também em referência ao Setembro Amarelo. O encontro de profissionais aconteceu na sala de reuniões da Igreja Matriz.
O evento de terça faz parte de uma série de encontros com palestras e capacitações que a Secretaria de Saúde vem realizando durante o mês de setembro. A primeira atividade aconteceu no dia 4, abordando o tema “Saúde Mental: Desmame de benzodiazepínicos”, apresentado pelo médico psiquiatra Gustavo Feier. A próxima capacitação acontece nos dias 13 e 16, quando os profissionais da saúde serão reunidos para capacitação sobre “Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)”, direcionado para as enfermeiras da Secretaria de Saúde. O evento acontece na sala de reuniões da Fundação Hospitalar Henrique Lage, com a Enfermeira Greice Lessa, das 8h às 17h (dia 13) e das 13 às 17h (dia 16).
Novas capacitações para profissionais da saúde estão agendadas para os dias 19 (das 8h às 17h) e 20 de setembro (das 13h às 17h), sobre “Protocolo de Enfermagem em Saúde da Mulher”, para as enfermeiras da Secretaria de Saúde. O encontro de capacitação acontece na sala de reuniões da Fundação Hospitalar Henrique Lage, com enfermeira Greice Lessa.
Segundo a Secretária de Saúde, Carla Zabotti Dias, durante o mês de setembro são intensificados os trabalhos para evitar casos de suicídio. “Este é o Setembro Amarelo, então, a Secretaria de Saúde pensou em realizar as capacitações para conscientizar a equipe de Agentes de Saúde e os Técnicos de Enfermagem para quando eles receberem um paciente com alguns sintomas de depressão eles saibam como atender esse paciente e para onde encaminhá-lo”, afirma Carla. Para a Secretária, a capacitação desta terça-feira foi proveitosa. “Serviu para que os profissionais da Saúde deem mais atenção à esses pacientes que estão sofrendo de alguma doença mental”, afirma.
Já para o Prefeito Valdir Fontanella, a qualificação dos profissionais garante a prestação dos serviços de saúde com mais qualidade e humanização. “Preparamos nossos agentes de saúdes, corpo de enfermagem e médicos para dar um atendimento humanizado para as pessoas. Isso só é possível com qualificação, que proporcionamos para todos eles”, afirma o prefeito.