Ela também atingiu, segundo os mapas, a região Sul catarinense. Mas como o dia estava mais nublado na região, a fumaça não chegou a ser perceptível.
O céu acinzentado registrado nesta terça e quarta-feira (11) pela manhã na região Oeste de Santa Catarina chamou a atenção dos moradores. De acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, trata-se da fumaça das queimadas da região amazônica que foram trazidas ao estado por correntes de ventos.
“O que traz essa fumaça são ventos em altitude em níveis baixos da atmosfera, a um ou dois quilômetros de altura”, explicou Puchalski. A fumaça foi registrada em cidades como Chapecó e Dionísio Cerqueira, que fica na fronteira com a Argentina.
De acordo com o meteorologista, foi possível enxergar a fumaça em imagens de satélite tanto na terça como nesta quarta. Ela também atingiu, segundo os mapas, a região Sul catarinense. Mas como o dia estava mais nublado na região, a fumaça não chegou a ser perceptível.
“Basicamente essa fumaça vem da Amazônia, da região Norte do país. A fumaça acaba vindo em direção a Santa Catarina pelo o que a gente chama de jato de baixos níveis. Esses ventos vieram do Norte do Brasil, passando pelo Oeste do país e seguindo para SC”, ressaltou.
Para quinta-feira (12), avalia o meteorologista, a condição deve se manter em Santa Catarina. “Deveremos ter o dia com o céu completamente tomado por fumaça. Esta fumaça vem principalmente de Rondônia e muito mais deve chegar nos próximos dias”.
Com informações do G1 SC