Todos foram contraídos fora do estado, segundo a Dive-SC. Vacinação é a única forma de se proteger contra a doença.
Santa Catarina teve a confirmação de mais dois casos de sarampo e o número total de pacientes este ano chegou a 17, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Todos foram infectados fora do estado catarinense. Os novos casos são de Barra Velha e Balneário Camboriú, no Litoral Norte.
Dos 17 casos, três foram em tripulantes de um navio em fevereiro. Outros 10 foram em Florianópolis, dois em Barra Velha, um em Balneário Camboriú e um em Guaramirim, no Norte. Esses 14 casos são de pessoas que tiveram viagem ou contato com doentes de São Paulo, onde ocorre um surto. Não houve mortes.
Vacinação
A vacinação é a única forma de prevenção contra a doença. Quem não se vacinou contra o sarampo quando criança, não lembra ou perdeu a carteirinha de vacinação, deve procurar os postos de saúde de acordo com a idade, orienta a Dive-SC. Pessoas entre 1 e 29 anos devem tomar duas doses em um intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Entre 30 e 49 anos, deve-se tomar uma dose apenas.
Sarampo em SC
Em Santa Catarina, a circulação do vírus causador do sarampo parou no ano 2000, segundo a Dive-SC. Desde então, foram registrados poucos casos, todos contraídos foram do estado: um em 2001, dois em 2003, quatro em 2005 e um em 2013. As últimas mortes no estado ocorreram em 1992.
Com informações do site G1/SC