Exposição na Assembleia Legislativa e 3ª edição do Festival da Cerveja Artesanal integra programação da Semana Cultural a partir do dia 20.
O mercado de cervejas artesanais no Brasil tem obtido números surpreendentes nos últimos anos. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam a existência de mil fábricas no país. Somente neste ano de 2019, foram 111 novas cervejarias do segmento autorizadas em 150 dias, média de 22 ao mês. O crescimento é evidente ao comparar com o ano de 2009, quando havia 255 indústrias ativas. Em 10 anos, este número é de quase quatro vezes mais.
Acompanhando esta tendência está o município de Orleans. Ao todo, estão instaladas 121 cervejeiros artesanais que fabricam a sua própria cerveja, duas marcas consolidadas no mercado, e mais dois cervejeiros ciganos (quando os profissionais levam as próprias receitas para produzir em outras cervejarias). De olho nestes números expressivos, o objetivo é consolidar o município na rota estadual de produção cervejeira com a realização do III Festival da Cerveja Artesanal.
O Departamento de Cultura está lançando a festa Cultural e apresentando o Memorial Orleans na terça-feira 20, às 17:00 hs, no Hall de entrada da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Terá degustação de cervejas artesanais, mostra de produtos coloniais, e apresentação da programação que e integra o 106º aniversário de emancipação política e administrativa do município. As atividades acontecem no Hall de entrada do Palácio Barriga Verde.
A mostra ocorre junto com o festival gastronômico local e integra a programação da Semana Cultural de Orleans, marcada para iniciar no dia 30 deste mês, no parque da festa que vai ser montado entre a rodoviária e as Esculturas do Paredão. A entrada do parque será franca. No evento, várias marcas orleanenses terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos, fechar negócios e auxiliar no fomento à economia do município, gerando mais renda e qualidade de vida ao orleanense.
Para o prefeito Jorge Koch, os cervejeiros colocam Orleans na vitrine, multiplicando as oportunidades para o turismo de eventos. “A cerveja artesanal atrai mais turistas de diversas origens e traz gente para a cidade visitar nossos restaurantes gerando mais empregos renda e qualidade de vida ao orleanense” relata. Já o vice-prefeito Mário Coan entende o assunto é empolgante apostando no futuro da cidade. “Em breve vamos ter infraestrutura de atendimento ao cliente e de visitas monitoradas e eventos promovidos individualmente pelas empresas”, aposta.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Orleans