Geral

Bispo preside missa de Dia dos Pais no Presídio Santa Augusta

Pastoral Carcerária da Diocese de Criciúma promoveu a celebração para cerca de 40 detentos.

Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 7, a Pastoral Carcerária da Diocese de Criciúma promoveu mais uma celebração eucarística no Presídio Santa Augusta, em Criciúma. Cerca de 40 detentos do regime semiaberto participaram da missa, que foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada pelo assessor eclesiástico da Pastoral Carcerária, padre Eduardo Felizardo de Andrade, e pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, que abrange o território onde a unidade prisional está localizada, padre Joel Sávio. Também participou da missa o diácono Richardson Souza, seminaristas e agentes pastorais que já realizam o atendimento espiritual através de visitas regulares aos encarcerados. Além deles, a diretora Maira Montegutti e agentes penitenciários.

Em sua homilia, Dom Jacinto destacou a importância de estar conectado a Deus, que nunca abandona seus filhos. O bispo falou da importância de confiar em Deus, especialmente neste tempo onde cada um, por meio da prisão, está pagando pelo erro cometido. E refletiu que, ao mesmo tempo que muitos cumprem sua pena em dívida com a sociedade, muitos cometem erros até maiores e não se encontram em punição, porém um dia também receberão seu julgamento.

Durante a celebração, padre Joel motivou os reeducandos a tomarem a palavra e darem seu testemunho, já próximos da data em que se celebra o Dia dos Pais. Na oportunidade, três deles fizeram sua partilha. “Um deles comentou que tem filhos, netos e já uma bisneta e a luta que vive para sair desse estado de prisão e poder voltar para a família, uma grande dor para ele. Outro comentou sobre o sentimento de estar encarcerado e agradeceu a Pastoral Carcerária e aos padres que os vêm visitar, mostrando o lado paterno da Igreja. O terceiro, que não é pai, mas se relaciona com uma pessoa que já tem filhos, já nas crianças está acolhendo o sentimento da paternidade, como propósito para continuar lutando”, conta padre Joel.

Com informações do site 4oito 

Notícias Relacionadas

Presídio de Araranguá beneficiado com verbas de penas pecuniárias do sul do Estado

O Presídio Regional de Araranguá promoveu, na última sexta-feira (19), a inauguração da sala de aula e da biblioteca daquela unidade.

Tribunal de Justiça nega prisão domiciliar a detento que poderia fazer tratamento de saúde no presídio

O detento passou por perícia de um médico legista, que ressaltou a possibilidade de continuar o tratamento do detento na própria prisão

Bispo presidirá missa na Casa do Egresso

Bispo revoga transferências em Araranguá e Cocal do Sul

O motivo, segundo comunicado, se deve aos cuidados com a saúde do padre Oscar Paulo Pietsch, que continua em tratamento do linfoma.