A equipe Prefeitura de Imbituba retirou de uma residência do município, 20 cães que viviam em um local sem espaço físico. A pessoa que abrigava os animais também não apresentava meios financeiros que garantissem o cuidado diário.
A equipe da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Imbituba, em resposta a uma ordem judicial, retirou de uma residência do município, 20 cães que viviam em um local sem espaço físico. A pessoa que abrigava os animais também não apresentava meios financeiros que garantissem o cuidado diário.
Esta é a segunda apreensão realizada pelas equipes do município desde 2018. No ano passado, foram recuperados 10 animais. Em caráter emergencial, todos os cães recolhidos foram colocados em um lar de passagem, provisório, até que sejam adotados definitivamente.
“Este local fica nas dependências da usina de reciclagem, onde os animais estão sendo tratados, alimentados e hidratados. Todos já foram castrados, receberam tratamento contra vermes e pulgas. Semanalmente, estão sendo avaliados por uma médica veterinária. O local é limpo e higienizado duas vezes por dia”, disse a Gerente de Vigilância em Saúde, Joana Diniz.
Das apreensões realizadas este ano, oito cães já foram adotados e cinco estão em processo de adoção. Todos os demais participam, semanalmente (aos sábados), de feirinhas de adoção.
“Além disso, estamos dando continuidade ao contato diário com possíveis adotantes. Vale ressaltar que esta é uma ação pontual e não está vinculada ao Centro de Bem Estar Animal, recém-inaugurado em nossa cidade”, reiterou Joana Diniz.
Para os interessados em ajudar ou adotar um dos cães, é necessário entrar em contato com a Vigilância em Saúde, pelos telefones (48) 3255-2046/3255-2047. Neste trabalho, o órgão municipal conta com a parceria de protetoras engajadas no processo de doação.