Seu Chico, como era conhecido, marcou a história de Orleans ao empreender e contribuir com ações sociais no município.
A empresa Embalagens Plaszom informou na manhã desta quinta-feira (1) a morte do seu fundador, Francisco Zomer. Com 83 anos, Seu Chico, como era conhecido, deixa a esposa Elzira Berger Zomer, os filhos Gleb, Michel e Deise, além de netos e bisnetos. O velório deve ocorrer no Centro de Eventos Galiano Zomer, mas a família ainda não confirmou o horário.
Francisco Zomer marcou a história de Orleans como empreendedor, empresário e prefeito. Sua trajetória iniciou na fábrica de colchões de Solphorino Zomer e Olívia Baggio, ainda quando era jovem. Seu Chico continuou buscando novos rumos após se casar e ter filhos.
Como empreendedor, decidiu produzir mangueiras e para isso foi até São Paulo. Comprou os equipamentos necessários em troca de seu carro e uma quantia em dinheiro. Em Orleans, Francisco produzia cerca de cem metros de mangueiras com a ajuda de um funcionário. O negócio foi se transformando num sucesso.
Novamente deixando o espírito empreendedor e inovador falar mais alto, Francisco Zomer decidiu criar uma rede de água para beneficiar a população de Orleans. Com essa motivação, Seu Chico foi eleito prefeito da cidade durante os anos de 1970 e 1974. Durante seu mandato, enfrentou os desafios de uma ditadura militar e as dificuldades da enchente que assolou a cidade. Mesmo assim, motivou toda a população a se reerguer e reconstruir o município.
Comprometido com a gestão pública, Francisco decide tornar a empresa uma sociedade anônima e a partir de 1984 a empresa passa a ter o nome: Plaszom Zomer Indústria de Plásticos Ltda. A empresa, tipicamente familiar, hoje figura entre as mais conceituadas e respeitadas empresas de plásticos do Brasil. Já fazendo, inclusive, história em outros países. Em uma de suas falas, Seu Chico, destaca que “mais que uma empresa, a Plaszom é como uma família. Uma grande família que levo no meu coração”. Com mais de 50 anos de fundação a empresa segue firme e continuará levando o legado de Seu Chico, sempre inovando com responsabilidade.
Entre uma das ações feitas por Francisco Zomer está o Centro Sociocultural ProArt, fundado em 2006. Sempre preocupado com a valorização do ser humano e com o desenvolvimento de suas habilidades, Seu Chico e sua esposa Elzira deram início ao Projeto. Há mais de 10 anos, o local contribui para descobrir e lapidar talentos orleanenses, através de um ambiente com diversas opções de cursos gratuitos, voltados para todas as idades.
O prefeito Jorge Koch decretou três dias de luto oficial na cidade de Orleans.