Geral

Governo de Içara implanta ouvidoria por WhatsApp

O WhatsApp é o novo canal de comunicação da Ouvidoria Geral do Governo de Içara.

Divulgação

O WhatsApp é o novo canal de comunicação da Ouvidoria Geral do Governo de Içara. Qualquer pessoa agora pode fazer sugestões, denúncias, elogios e reclamações por meio do número (48) 98865-9466, utilizando quase todas as funcionalidades do aplicativo: arquivos de fotos, vídeos e texto.

De acordo com a diretora geral do Órgão Central do Sistema de Controle Interno do Município, Ana Paula Plácido, a instalação da ouvidoria atende a exigência da Lei nº 13.460/2017, obrigatória a todos os Municípios do país, desde 17 de junho. A Lei também exige a apresentação de uma Carta de Serviços, ferramenta já disponibilizada pelo Governo no site www.icara.sc.gov.br. “A utilização do WhatsApp vem fortalecer o serviço prestado pela Ouvidoria Geral do Município, sendo mais um canal de controle e participação social, por meio do qual a Administração receberá as manifestações dos usuários dos serviços, tais como reclamações, sugestões, elogios, denúncia e pedidos de informação”, esclarece Plácido.

“O cidadão, no exercício de sua plena cidadania, agora terá mais esse um recurso na busca por um melhor atendimento. A Lei exige a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, refletindo positivamente em uma maior transparência”, enfatiza o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Agilidade no retorno

“Para acessar, o cidadão pode cadastrar o número e iniciar uma conversa, sem a necessidade da identificação. No site da Prefeitura, clicando no banner “Ouvidoria Whatsapp”, o cidadão também será redirecionado ao aplicativo”, explica a ouvidora do Município Márcia Luisa Córneo. Após o registro do chamado, o serviço/órgão ou servidor citado na mensagem, tem 48h para dar resposta para a Ouvidoria. Já o retorno da demanda será entregue em até 72h ao cidadão.

Além do WhatsApp, o cidadão pode ainda formalizar sua mensagem pelo número fixo da Prefeitura,3431-3500, ou pelo e-mail ouvidoria@icara.sc.gov.br. Todas as demandas serão registradas no Sistema E-Ouv, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Em breve, o trídigito 162, um código único e de fácil memorização, será disponibilizado aos cidadãos.

Com informações do site TNSul 

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

Governo sanciona Lei que autoriza farmácias e drogarias a receberem denúncias de violência doméstica contra a mulher

Ao receberem a denúncia, os atendentes devem comunicar imediatamente às autoridades competentes

Governo de Lauro Müller inicia obras para revitalização em Centro de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Barreiro

O novo serviço vai atender jovens e adolescentes que integram o serviço coordenado pelo Cras, dando acompanhamento em local adequado e revitalizado.

Obras de recuperação da SC-390 começam nesta terça-feira

Assinatura da ordem de serviço, com a presença do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira e o Secretário de Infraestrutura do Estado Paulo França, está prevista para acontecer na quarta (26), em Orleans.