Nove abrigos novos já foram construídos num total de treze que devem ficar prontos até na festa do município em agosto. O objetivo é dar segurança e bem-estar ao usuário de transporte coletivo.
Orleans é uma extensão da casa do orleanense. A Administração Municipal de Orleans tem aplicado este conceito nas obras de urbanismo e também no pensamento de preparar a cidade para o turismo. Treze novos abrigos de ônibus estão sendo instalados na cidade e no interior.
Acompanhando a tendência do design praticado em cidades turísticas, os novos abrigos vêm tornando a paisagem de Orleans mais elegante, oferecendo mais segurança e bem-estar ao usuário. Para se ter ideia da importância deste serviço, milhares de orleanenses são usuários de transporte coletivo diariamente. São estudantes, trabalhadores e pessoas comuns que – com sol ou chuva – utilizam e seguem sua vida ‘de ônibus’ na capital da cultura.
Os abrigos são feitos de tijolo maciço com bancos de madeira e boa cobertura. “O teto conta com uma vedação reforçada, de modo a evitar goteira e o design feito para evitar que as pessoas sofram com a chuva e o vento, enquanto aguardam o coletivo”, cometa o prefeito Jorge Koch.
“Os abrigos têm mostrado que os alunos aprovaram o novo modelo”. A instalação dos abrigos teve início em junho de 2018, com o primeiro modelo colocado. Os estilos e tamanhos dos abrigos seguem os modelos usados em capitais europeias e que são referência para modernizar a paisagem urbana de Orleans.
Desde maio de 2018 os abrigos vem sendo construídos. Cada unidade custa R$ 10.849,00 e a empresa que venceu a licitação para a construção foi Celso de Bona Silva. Para o vice-prefeito Mário Coan, a construção dos abrigos moderniza a cidade, além de ser um investimento que as pessoas mais simples usufruem diariamente. “Eles merecem conforto e bem-estar”, lembra o vice-prefeito.
Colaboração: Prefeitura de Orleans