Trânsito

Projeto para restauração da SC-370 será concluído em dezembro

Além de restaurar, a ideia do governo estadual, por meio do Deinfra, é aumentar a capacidade de fluxo para facilitar o deslocamento dos motoristas

Foto: Notisul

Foto: Notisul

Um projeto esperado há muitos anos por motoristas e, principalmente por moradores que moram ao longo da rodovia estadual SC-370, que liga Tubarão a Braço do Norte, deve sair do papel no próximo ano.

Segundo o diretor de planejamento e projetos do departamento estadual de infraestrutura, Deinfra, engenheiro Willian Ernst Wojcikiewicz, o projeto está em andamento e deve ficar pronto em dezembro. “A restauração e a ampliação da capacidade da rodovia prevê vias marginais e acostamentos para melhorar o fluxo”, adiantou o engenheiro em entrevista para o jornal Notisul.

Ainda não há previsão de quanto será investido na realização da obra. Empresários de Braço do Norte já se reuniram e pediram que a rodovia fosse duplicada, porém, em abril deste ano, o presidente do Deinfra, Paulo Meller, afirmou que não há movimento suficiente para a duplicação.

“Apesar de ter intenso fluxo, a rodovia não tem volume para a obra requisitada. Essa restauração vai modificar e muito. A tendência é que ocorram menos acidentes e mortes”, prevê Meller.

Uma audiência pública deve ocorrer antes da conclusão do projeto, que contempla o trecho entre Tubarão até São Ludgero.

Projeto alternativo de acesso à SC-370

O projeto para o prolongamento da avenida Presidente Tancredo Neves à SC-370, que ligará a BR-101 até a rodovia estadual, no bairro São Martinho, em Tubarão, foi elaborado pela empresa Sinaliza, de Florianópolis, ao custo de R$ 350 mil (R$ 66 mil da prefeitura e R$ 284 mil do governo), e apresentou falhas.

A readequação é feita por uma equipe do Deinfra e o projeto está quase pronto para a licitação. A construção está orçada em R$ 19,8 milhões. Os recursos estão incluídos em um pacote de obras de R$ 6 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O trecho terá 3,9 quilômetros de extensão, pista dupla, ciclovia e canteiro central de seis metros, por onde passarão as tubulações e sistema subterrâneo de iluminação.

Como a BR-101 está duplicada, é necessário reformular como será feita a entrada para o novo bairro, que possivelmente deverá de erguer às margens da extensão do novo trecho da avenida.