Saúde

Testes de Hepatite serão realizados gratuitamente no HSJosé em Criciúma

Julho é considerado o mês de prevenção das hepatites virais.

Divulgação

Para orientar a população que circula no HSJosé, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, serão realizados testes rápidos da doença. A ação de rastreamento das hepatites virais é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, que estará durante todo mês de julho, em com pontos estratégicos realizando os testes, de forma gratuita. No HSJosé, a ação acontece na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Uma equipe do hospital, estará no hall da entrada principal da instituição oferecendo o teste gratuitamente para todos que circulam na entidade. O teste é rápido e dura em torno de 10 minutos para que o resultado seja dado. Nos casos em que o teste apontar para a presença do vírus, a pessoa será encaminhada ao programa municipal das hepatites virais. Segundo a enfermeira responsável pelo serviço de Infecção do Hospital Rita Lindemann ações como está de prevenção e detecção de doenças, despertam um cuidado maior com a saúde. “Nossa função é alertar e informar as pessoas, só assim conseguiremos prevenir determinadas doenças. O teste é o início para que assim se inicie o processo de cura”, destaca.

Testes positivos

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por diferentes agentes. Para Hepatite do tipo C, não existem sintomas característicos, muitas vezes o que a pessoa sente é febre, mal estar, desânimo e dores musculares. Não há vacina para o problema, por isso, a importância de fazer o teste preventivo. De acordo com a enfermeira, quando ações desta natureza são realizadas, e caso os testes deem positivo, os pacientes são encaminhados ao programa municipal das hepatites virais.

Colaboração: Comunicação HSJosé 

Notícias Relacionadas

Com apoio da Fapesc, startup catarinense vai produzir tecido pulmonar in vitro para testes de Covid-19

O material servirá para analisar a ação do novo coronavírus no pulmão, assim como confirmar a eficiência de medicamentos na cura da doença.

Após realização do primeiro transplante renal do Sul do Estado, paciente tem alta do Hospital São José

Iasmin de Aguiar Possidonio, de 19 anos, teve alta na manhã desta terça-feira, dia 14 de janeiro

Hospital das Clínicas de Campinas começa testes de vacina contra Covid-19

Trabalhos estão sendo conduzidos pelo Instituto Butantan

OMS: testes populacionais amplos de covid-19 nem sempre são úteis

Resultados rápidos, no entanto, podem controlar pandemia