A suspensão, anunciada em 11 de abril, se estenderia a princípio até 1º de maio.
Depois de um longo impasse, a Latam finalmente volta a operar no Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi. Será a partir de domingo, 16. No começo de abril, a empresa havia anunciado a suspensão das atividades de Jaguaruna para São Paulo por uma alegada falta de segurança para as operações, pela ausência de bombeiros em tempo integral.
“A Latam está vendendo as passagens a partir de domingo. Conseguimos resolver todas as pendências e agora finalmente a volta está confirmada, sem riscos”, comemora o diretor comercial da RDL Aeroportos, André Constanzo.
A suspensão, anunciada em 11 de abril, se estenderia a princípio até 1º de maio. Na ocasião, a RDL alegava que o reclamado Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC) não era obrigatório em aeródromos do porte do Humberto Bortoluzzi. Antes da suspensão, nos últimos dias de março, eram apontados problemas no caminhão de bombeiros do aeroporto como razões de problemas nas operações.
No fim de abril, a RDL calculava um prejuízo diário no atendimento a cerca de 300 passageiros que não estavam sendo embarcados. Um mês depois, na segunda quinzena de maio, o Estado confirmava o acordo que viabilizava o retorno da RDL. Nas últimas semanas, uma equipe com bombeiros deslocados pelo Governo do Estado de outros pontos para Jaguaruna já atua em Jaguaruna, dando apoio aos voos da Azul, que não suspendeu as operações no período. A RDL chegou a especular mais voos da Latam a partir de Jaguaruna, mas ainda não houve êxito nas negociações.
Para o retorno da Latam, no domingo, o site da companhia anuncia voos com assentos a partir de R$ 609, conforme pesquisa das 18h desta quarta-feira, 12.
Com informações do site 4oito