Geral

Projeto da Apae de Urussanga auxilia na prevenção e conscientização de pessoas com deficiência

Programa Prevenir desenvolve ações e oferece tratamento especializado contando com o apoio e incentivo da família

Divulgação

O programa Prevenir da Apae de Urussanga desenvolve ações de prevenção e conscientização a pessoa com deficiência. Alessandra Maciel Pereira, 36 anos, descobriu aos 8 meses de gestação que daria à luz a uma menina com Síndrome de Down. Foi por meio do curso de gestante oferecido pela Prefeitura Municipal de Urussanga, que Alessandra teve a oportunidade de saber mais sobre o Programa Prevenir e os trabalhos oferecidos pela Apae.

Através das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, Alessandra obteve um tratamento diferenciado antes e depois da gestação. “Hoje a Antonella está com 6 meses, é uma benção na vida da nossa família. Sabemos que quanto mais incentivarmos e estimularmos, mais ela irá se desenvolver. É um privilégio ter em nossa cidade uma escola bem capacitada, com o apoio de profissionais bem preparadas, engajadas e comprometidas na estimulação que é essencial e será fundamental para o desenvolvimento da Antonella”, afirma Alessandra.

Com essa experiência de vida, Alessandra e seu esposo Adirlei mostram às famílias de pessoas com deficiência e que ainda não aceitaram a situação, que a inclusão é virtude e não fragilidade. “Criamos uma conta no Instagram (@antonella_cromossomodoamor), foi lá que buscamos informações que nos fortalecem com histórias de outras famílias e queremos com isso também levar amor e carinho a outras pessoas também. A beleza da vida está na superação dos desafios que elas nos apresenta”, ressalta.

Além da Apae oferecer estes serviços, o apoio e acompanhamento dos pais é essencial para o desenvolvimento do tratamento. “Primeiramente a aceitação dos pais diante dos filhos é muito importante e a partir do momento que a criança iniciar o tratamento conosco é essencial que todas as recomendações sejam seguidas e que compareçam as atividades, pois o não comparecimento prejudica o andamento do tratamento”, destaca a coordenadora local do Programa Prevenir, Janaina Borges de Medeiros.

Colaboração da Assessoria da Apae de Urussanga

Notícias Relacionadas

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

Família informa morte de empresário suspeito de estar com Coronavírus em Criciúma

A vítima estava internada na UTI e ainda aguardava os resultados dos exames de Covid-19

Eleição 2020: Com foco na defesa da família, PSC quer se fortalecer em Orleans

O presidente Davi Boeira destaca que o partido ainda é novo na cidade, mas pretende crescer defendendo a família e as crianças.

Coronavírus em SC: Portaria define ações de enfrentamento conforme classificação de risco regional

Pela nova portaria, as regiões classificadas como Risco Potencial Gravíssimo devem atender a essas determinações imediatamente, pois o documento entra em vigor na data de sua publicação.