Celebração da Missa do Crisma será realizada na Matriz São Marcos neste ano em que completa seu centenário de fundação.
Acontece na Igreja Matriz São Marcos, em Nova Veneza, a Missa do Crisma nesta quarta-feira às 19h30min. A Diocese de Criciúma realiza a celebração que também é chamada Missa dos Santos Óleos, pois é o momento em que se realiza a Benção dos Óleos dos Enfermos e do Batismo e também a Consagração do Óleo do Crisma.
Na ocasião estarão reunidos fieis de toda a Diocese, sendo que a cada ano a celebração é realizada em uma paróquia diferente. Mais de 60 padres diocesanos e religiosos, na presença de leigos representantes de todas as 29 paróquias e santuário diocesano, constituem juntos a “Missa da Unidade Diocesana”.
A Paróquia São Marcos foi a escolhida de 2012, por celebrar seu centenário de fundação (em 31 de julho). “É uma grande celebração diocesana. Durante o ano todo, as lideranças já pedem para que ela seja feita em suas comunidades. No ano de 2013, vai ser em Sombrio, que completará 75 anos de paróquia”, relata o bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach.
A Missa do Crisma, que há alguns anos era realizada pela Igreja na manhã de Quinta-Feira Santa, na Diocese de Criciúma tomou por tradição ser celebrada na noite da véspera. “A Benção dos Santos Óleos sempre foi aberta ao povo, mas ele não podia participar, porque era feita num dia de semana, quando ele trabalhava. Nós agora temos essa tradição de fazer na quarta à noite, que faz com que o povo possa participar”, explica Dom Jacinto.
A procissão dos óleos será feita por membros da Pastoral da Saúde de Caravaggio e Samaritanas de Nova Veneza, Ministros do Batismo e Pastoral do Batismo, além do novo diácono, Éder Carminatti, junto a um grupo de crismandos e catequistas.
Colaboração: Assessoria Diocese de Criciúma / A Tribuna