Geral

Cães assumem função de terapeutas e auxiliam em tratamentos

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, são aproximadamente 132,4 milhões de pets no país.

Divulgação

Os animais de estimação fazem parte de muitas famílias brasileiras. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, são aproximadamente 132,4 milhões de pets no país. Os benefícios que eles representam para a família são muitos. Porém, alguns deles estão assumindo um papel diferenciado quando o assunto é saúde: animais estão cumprindo a função de terapeutas. É a chamada pet terapia.

A Terapia Assistida por Animais (TAA) vem acontecendo na Unisul desde 2017. Ela é uma prática com critérios específicos em que o animal é a parte principal do tratamento. Tem como objetivo promover a melhora social, emocional, física e cognitiva dos seres humanos. Hoje, o atendimento está voltado às crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista.

“Atendemos nove crianças semanalmente. Com o cão terapeuta podemos melhorar a parte de comunicação e de socialização desse indivíduo. Temos relatos de crianças que antes não reagiam bem ao toque, e passaram a tocar os animais e abraçar as pessoas ao redor”, aponta a professora da Unisul, a médica veterinária Luisa Lemos Vieira.

Quais cães podem ser terapeutas?

Existem pré-requisitos para que o animal assuma a função de terapeuta. O principal é a socialização. O cão precisa não ser reativo ao toque e se comportar bem com pessoas desconhecidas e crianças. Para isso, são necessários treinamentos constantes. “Os cães terapeutas são previamente avaliados, treinados e conduzidos às interações somente quando já estão prontos para a terapia. São selecionados de acordo com o perfil avaliado de cada paciente, para então permanecer com o mesmo cão a cada seção de terapia”, explica Luisa.

Atendimento multidisciplinar

No início a atividade era realizada com os pacientes do projeto Amigos da Saúde Mental da Unisul. Hoje, após algumas reformulações, o atendimento foi expandido. A equipe de profissionais da pet terapia da Unisul conta com médico veterinário, biólogo, treinadores de cães, pedagogo, fisioterapeuta e estagiários dos cursos de Medicina Veterinária e Fisioterapia. Os atendimentos são realizados na Clínica Escola de Fisioterapia.

Colaboração: Comunicação Unisul

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Jacinto Machado abre inscrições gratuitas para castração de cães e gatos

A ação surgiu após a parceria da Administração Municipal com a Associação de Proteção aos Animais É o Bicho e apoio do Instituto SOS Bicho Urbano. A ação está marcada para os dias 14 e 15 de setembro, no ginásio de esportes de Jacinto Machado.

Verão SC: policiais argentinos chegam ao estado para auxiliar no atendimento a turistas

Serão três policiais da Província de Misiones, na Argentina, que ficarão no estado até o fim da alta temporada para auxílio em ocorrências e atendimentos que envolvam turistas do país vizinho.

Governo do Estado compartilha ferramenta tecnológica com municípios para auxiliar em ações regionalizadas

Uma ferramenta online com informações detalhadas será disponibilizada aos municípios para que, com apoio do Governo do Estado, tomem as decisões mais adequadas para cada realidade.

Governo Municipal entrega colheitadeira para auxiliar produção agrícola em Lauro Müller

A máquina foi entregue a Secretaria Municipal de Agricultura