Planta piloto de captura de CO2 é única na América Latina
Uma planta piloto que vai capturar o CO2 foi construída no Centro Tecnológico Satc (CTSatc). O projeto, pioneiro na América Latina, foi dimensionado para abater 2,5 toneladas de CO2 por dia. É essa proposta pioneira que o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque irá conhecer na próxima sexta-feira (24) quando visita a Satc. O ministro vem a Criciúma atendendo convite do deputado federal Daniel Freitas (PSL). O governador Carlos Moisés também acompanhará a comitiva.
As pesquisas envolvendo a captura de carbono começaram em 2013 na Satc. Engenheiros da instituição formaram parceria com a empresa Adsorption Research, Inc. (ARI) e o National Energy Technology Laboratory (NETL), laboratório ligado ao Departamento de Energia dos Estados Unidos, para desenvolver uma planta-piloto que reúne características inéditas. O desafio dos pesquisadores é baixar o custo para a captura do CO2, porque o custo hoje é elevado. “Esse é um movimento mundial. O setor carbonífero, bem como outros setores, trabalha para adotar tecnologias cada vez mais limpas”, pondera o pesquisador do CTSatc, Thiago Fernandes de Aquino.
O projeto, desenvolvido pela Satc em parceria com a Eneva S/A, utiliza um material sólido, as zeólitas – que são adsorventes – e funcionam como uma espécie de filtro. Conforme Aquino, a intenção é produzir as zeólitas a partir das cinzas do carvão mineral.
Nos próximos dez meses, a planta piloto estará em testes, sendo monitorada constantemente pelos pesquisadores. “Obtendo resultados positivos, iremos fazer o licenciamento da tecnologia para empresas que emitem CO2, e não são apenas as plantas térmicas a carvão, mas também gás natural e biomassa”, esclarece o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.
Roteiro pela instituição
A previsão é que Bento Albuquerque e o governador Carlos Moisés, juntamente com a comitiva, cheguem na Satc às 8h de sexta-feira (24). O início do roteiro passará por laboratórios e mostrará um pouco da proposta inovadora de ensino que a instituição está aplicando. Na sequência, Bento Albuquerque irá até o CTSatc para conhecer a planta piloto e suas tecnologias.
A agenda continua na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) onde, a partir das 10h, ocorre uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, com a presença de senadores e deputados federais.