Experimento conta 60 histórias da instituição por meio de realidade virtual.
Uma atividade interdisciplinar entre os cursos de Engenharia da Computação e o Jornalismo da Faculdade Satc virou um experimento em realidade virtual. O projeto 60 Digitais, lançado nesta terça-feira (21), conta histórias de pessoas e espaços que marcaram as seis décadas da Satc. O trabalho visa ampliar a pesquisa em inovação e o acervo multimídia da instituição.
A iniciativa intercursos envolveu professores, bolsistas, estagiários e acadêmicos em geral. No lançamento dessa terça-feira, parte dos personagens que ilustram o projeto foi conhecer de perto a pesquisa. Fabiano de Medeiros Ugioni, coordenador do setor de estágios da Satc, gostou de acompanhar a própria trajetória de uma forma diferenciada. “Ficou muito interessante e diferente”, comentou.
Por meio de fotos, vídeos, áudios e textos e da realidade virtual, uma foto em 360º conta essas 60 histórias ligadas à Satc. Objetos que identifiquem pessoas e lugares foram colocados em uma sala levando o internauta a conhecer um pouco mais sobre a instituição em apenas um clique. No balão azul na parede, por exemplo, o usuário sabe um pouco mais sobre o Davi e suas vivências no Colégio Satc. A mãe, Elaine Cristina, veio ao lançamento do projeto para acompanhar o vídeo do filho. “Fico emocionada em assistir”, relatou.
O projeto vem ganhando forma desde o segundo semestre de 2018, quando os alunos de Jornalismo foram elaborando matérias sobre os 60 anos da Satc. O objetivo era ter um acervo de memórias, recordações de pessoas que fizeram parte da instituição. Com a parceria entre os cursos, a iniciativa ganhou forma e pode ser acompanhada dentro do site sobre os 60 anos da Satc.
A experiência servirá de exemplo para projetos futuros de pesquisa dos alunos e professores da faculdade, bem como servir de acervo para as comemorações dos 60 anos da Satc, celebrados em 2019.
Colaboração: Comunicação SATC