Com a implantação do programa Porteira Adentro, a partir de 2017 o município passou a investir mais na agricultura se transformando no maior produtor rural da Amrec.
O município de Orleans ganhou destaque na região sul do estado em levantamento divulgado pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), nesta semana, referente a produção agrícola dos 13 municípios associados em 2018. A agricultura orleanense teve ovos, o frango, e o fumo entre os produtos destacados no ranking de produção da Associação.
Para o Secretário de Agricultura, Cristóvão Croceta, os números representam a força do setor. “Orleans é um grande polo do agronegócio regional. Podemos observar que o município figurou muito positivamente neste ranking regional de produção em várias atividades, com destaque para a nossa diversificada produção como ovos, frangos, fumo e suínos e bovinos. “Vale lembrar que em todas essas atividades auxiliamos o empresário rural com bom acesso, máquinas e equipamentos além do atendimento de técnicos e engenheiros que faz de Orleans referência e transforma nossa cidade na maior referência agrícola da região””, destacou o secretário.
O prefeito Jorge Koch ressalta que, além dos produtos de destaque no levantamento da Amrec, outras atividades merecem reconhecimento. “Quando falamos em nível municipal, ainda temos a pecuária de leite, a piscicultura, a avicultura, o mel dentre outros. “Toda cadeia produtiva local, em especial os nossos agricultores, está de parabéns pelos resultados. A agricultura já representa um terço do retorno dos impostos.””, conclui o chefe do executivo.
Programa Porteira Adentro
O programa foi instituído há um ano, através de Lei municipal para que a prefeitura pudesse realizar serviços de infraestrutura no interior das propriedades rurais por um valor mais acessível que o praticado pelo mercado. “O programa visa atender os produtores do município, principalmente no que diz respeito à agricultura familiar”, explicou o secretário Cristóvão Croceta. “Os trabalhos são realizados dentro da propriedade, como o próprio nome sugere, ele não atua nas estradas, no acesso até a propriedade, por exemplo”, completa o prefeito Jorge Koch.
Entre os serviços prestados pelo programa, estão o de caminhão, retroescavadeira, patrola, trator e equipamentos, além da distribuição de sementes com preço subsidiado. O objetivo é melhorar a vida do agricultor e, criar condições para que o agricultor para melhorar a qualidade de vida do orleanense. Atualmente Secretaria de Agricultura conta com 13 colaboradores.
Movimento econômico da Amrec colocando a agricultura de Orleans em primeiro lugar
Os dez produtos mais valorizados
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Orleans