Geral

Prefeito Clésio Salvaro esclarece possível rompimento com a Casan

O possível rompimento está sendo acompanhado e discutido, frequentemente, pelos vereadores.

Foto: Divulgação

A fim de esclarecer o possível rompimento da Prefeitura Municipal de Criciúma com a Casan, o prefeito Clésio Salvaro esteve na sessão ordinária desta terça-feira, dia 7, participando do horário político. A vinda do Chefe do Poder Executivo é resultado de um pedido do vereador Ademir Honorato (MDB) e espaço cedido por diversos vereadores.

Durante o horário político, os vereadores Ademir Honorato (MDB), Jair Alexandre (PSC), Julio Colombo (PSB), Julio Kaminski (PSDB), Paulo Ferrarezi (MDB) e Zairo Casagrande (PSD) realizaram questionamentos ao prefeito. Salvaro enfatizou durante as respostas que, o que está principalmente em discussão é o preço cobrado do cidadão. Segundo ele, a água em Criciúma é em média 50% mais cara que outros serviços, e que a decisão política, em relação ao rompimento, já está tomada e seguem apenas aguardando os pareces técnicos e jurídicos.

O possível rompimento está sendo acompanhado e discutido, frequentemente, pelos vereadores. Em março, o ex-prefeito ex-presidente da Casan, Paulo Meller, esteve na Câmara falando do tema. Em abril, o engenheiro e superintendente regional da Casan, Gilberto Benedet Junior. Assim como o superintendente Antonio Willeman da Cisam-Sul e o diretor do Samae de Orleans, Fabio Echeli Bett e na última semana, os representantes do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, esgoto e Meio Ambiente de Santa Catarina).

Comissão acompanha transição da agência reguladora

Atualmente, a Câmara conta com a Comissão Temporária Especial que está acompanhando a transição da agência reguladora. Em abril, os vereadores que fazem parte da comissão: Aldinei Potelecki (PRB), Pastor Jair Alexandre (PSC), Edson Luiz do Nascimento (PP), Salésio Lima (PSD) e Tita Belloli (MDB) estivem no Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Cisam-Sul), em Orleans.

Atividades da Polícia Civil em pauta na Tribuna Livre

Nos últimos 20 anos, um milhão de pessoas foram assassinadas no Brasil, o que representa cerca de 130 mortes por dia, seis por hora e uma a cada dez minutos. Os dados foram apresentados por representantes da Polícia Cívil na Tribuna Livre desta terça-feira (07/05).

Em proposição do vereador Zairo Casagrande (PSD) estiveram na Casa, Flávio Ribeiro e Rodrigo Ferreira, representantes do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina) e o Dr. Ulisses Gabriel, delegado regional.

O objetivo da visita, segundo o vereador, foi explanar sobre a segurança pública do Município. “Todos os anos esse espaço é aberto para as polícias Civil e Militar discorrerem sobre suas ações, resgatando o compromisso que temos com a segurança do Município”, comentou o parlamentar.

Conforme apresentado pelo Sinpol, a Polícia Civil catarinense vem, há anos, trabalhando com número de efetivo muito menor que o necessário. O número de policiais civis previstos em lei é de 5.997, entretanto existem apenas 3.447 servidores na ativa.

“Nós vemos na cidade de Criciúma e em toda a região uma deficiência quanto ao efetivo da Polícia Civil e as condições da viatura”, pontuou o delegado Ulisses Gabriel.

Instalação de faixa elevada é solicitada

Em requerimento apresentado na Sessão desta terça-feira (07/05) o presidente do Legislativo, vereador Miri Dagostim (PP) apresentou requerimento ao Município questionando se existe estudo para instalação de faixa elevada de pedestres na Rua Vereador Matias Ricardo Paz, localizada no bairro Jardim Maristela.

Conforme o parlamentar, nessa via, onde se localiza o Colégio Rubens Arruda Ramos, a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Porém, motoristas desrespeitam esse limite, com os veículos chegando a atingir 100 km/h. Diversos acidentes já aconteceram nesse local.

Rede de esgoto do Bairro Rio Bonito preocupa Comissão

A data em que será consertada a rede de esgoto da Rua dos Estreitos, no Bairro Rio Bonito foi questionada em requerimento apresentado na Sessão desta terça-feira (07/05) apresentado pela Comissão de obras do Legislativo.

O requerimento questiona ainda a existência de projeto de pavimentação das Rua dos Estreitos e Rua Izaura de Jesus dos Santos, localizada no bairro Rio Bonito, e da Rua Orlando Alfredo Vilain, até o Bairro Metropol.

A Comissão apresentou ainda requerimento ao Município verificando a existência de Termo de Cessão de Uso do campo de futebol suíço do Bairro Rio Bonito.

Contratação de estagiário para escolas com mais de 200 alunos é solicitada

Na Sessão desta terça-feira (07/05), a vereador Geovana Zanette (PSDB) apresentou requerimento ao Município verificando a possibilidade da contratação de estagiários, para auxiliar no trabalho de Direção, nas escolas municipais com mais de duzentos alunos.

Índices de provação nas escolas municipais em pauta no Legislativo

Em segundo requerimento apresentado, a vereador Geovana Zanette (PSDB) solicita informações sobre os índices de aprovação e reprovação dos alunos do 3º ao 9º anos das escolas da rede municipal de ensino.

A parlamentar questiona ainda quais medidas que estão sendo tomadas para melhorar estes índices.

Vetos serão votados de forma eletrônica

Os vereadores aprovaram na Sessão desta terça-feira (07/05) o Projeto de Resolução PR nº 015/2019 de autoria do vereador Julio Colombo (PSB) que modifica, no Regimento Interno do Legislativo o artigo que trata da votação de vetos.

Com a aprovação do PR, a votação dos vetos passa a ser por registro, ou seja, por meio do sistema eletrônico e não mais nominal, permitindo-se, ainda, a abstenção, a exemplo de outras Câmaras e Assembleias Legislativas.

Quanto as eleições de membros das Comissões Permanentes e da Mesa Diretora a votação será mantida de forma nominal.

Projeto “Contabilizando Saúde” será homenageado

Os vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Aplauso ao Curso de Ciências Contábeis da Unesc – Universidade do Extremo Sul Catarinense, pela realização do Projeto “Contabilizando Saúde”. A moção será entregue numa outra oportunidade.

Anualmente, em maio, o evento reúne mais de 400 participantes em uma caminhada até o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Nova Veneza. O encontro envolve estudantes, egressos, professores e colaboradores da Unesc. Em 2019, o evento completará a 10ª edição.

Colaboração: Comunicação Câmara Criciúma

Notícias Relacionadas

UTIs na Amurel: Beto lança ideia de aquisição de leitos através do CIS-Amurel e prefeitos aprovam

Mesmo sendo obrigação do Governo do Estado a disponibilização de UTIs, a Amurel chamará a responsabilidade para ter mais um suporte no salvamento de vidas.

Estado anuncia R$ 8 milhões para recuperação de ruas de Criciúma que passam por obras da Casan

Em Criciúma o sistema de saneamento básico está sendo ampliado no Bairro São Luiz.

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Município de Braço do Norte pede revisão de contas de água e esgoto da Casan na Justiça

O prefeito salientou ainda que a Casan extrapolou o período máximo de 33 dias para a aferição das medidas, o que está em desacordo com o contrato.