Geral

História além dos limites da sala de aula

As visitas servem para gerar conhecimento sobre a realidade de instituições arquivísticas da região e seus desafios.

Foto: Divulgação

Os acadêmicos das 5ª e 7ª fases do curso de História da Unisul, campus Tubarão, realizaram no último sábado (4) uma visita técnica a diversos locais de Orleans, cidade que fica aos pés da Serra do Rio do Rastro. A atividade faz parte da unidade de aprendizagem Patrimônio Arquivístico e Preservação de Documentos, ministrada pela museóloga e professora da Unisul, Silvana Silva de Souza.

Entre os locais visitados estão o Arquivo Público e Histórico Amadio Vitoretti, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, o Centro de Documentação Histórica e o Arquivo Central de uma instituição educacional da cidade de Orleans. Para Silvana, as visitas servem para gerar conhecimento sobre a realidade de instituições arquivísticas da região e seus desafios. “Só assim é possível compreender a partir de qual base legal e teórica essas instituições realizam suas gestões institucionais e documentais. E perceber qual o impacto de uma má gestão para o acesso público à informação, direito de todo cidadão”, destaca a professora.

História além da Universidade

Alexandre de Medeiros Motta, professor e coordenador do curso de História da Unisul, destaca a importância da união de ensino e prática. “Essa visita técnica obviamente faz com que os alunos percebam que a história tem conhecimento útil, que ela não está só dominada pelas fronteiras da Universidade. Então, certamente os acadêmicos terão condições de aplicar aquilo que aprendem em sala de aula e ao mesmo tempo refletir as mudanças e permanências que fazem parte do processo histórico”, finaliza o coordenador.

Colaboração: Comunicação UNISUL

Notícias Relacionadas

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

Mega-Sena sorteia neste sábado terceiro maior prêmio da história

São R$ 275 milhões para quem acertar as seis dezenas.

Copom reduz juros básicos para 4,25% ao ano, o menor nível da história

Comitê indicou que manterá Selic neste patamar por um longo período

História de superação inspira palestra para educadores em Içara

Escritor Marcos Petry falou para um público de 500 pessoas no salão da Igreja Matriz São Donato.