Novos serviços de saúde também estarão disponíveis a partir deste mês
Quatro Postos de Saúde de Lauro Müller estavam sem atendimento médico por falta de profissionais. A Secretária Municipal de Saúde, Carla Zabotti Dias, anunciou que quatro médicos foram contratados de forma emergencial para atender a população.
A secretária informou que os médicos contratados atenderão duas vezes por semana. “Na unidade do Centro está o doutor Irani, na unidade do Guatá está a doutora Saionara, na unidade do Sumaré está o doutor Eduardo e na unidade do Barro Branco está o doutor Arthur”, informa Carla.
A secretária informou que há uma grande dificuldade de contratar médicos para trabalhar 40 horas semanais e por isso o município estava carente na área de saúde. “A secretaria procurou em vários municípios e estados médicos para trabalhar 40 horas nessas unidades de saúde. Até nesse momento não conseguimos médicos para trabalhar 40 horas, então o prefeito determinou, que contratássemos alguns médicos conhecidos da população para ajudar. Eles vieram para o município para ajudar a Secretaria de Saúde e o prefeito nesses atendimentos à população, porque não podemos deixar a população sem atendimento”, explica.
Carla ainda ressalta que um concurso público será lançado para contratação de médicos. “ A contratação desses médicos foi em caráter de emergência, para não deixar a população sem atendimento. Esse é um modo paliativo. Temos que colocar os médicos por 40 horas nas unidades de saúde e por isso estamos lançando o concurso público. Fomos no Sindicado do Médicos em Criciúma para tentar contratar médicos através deles. O presidente nos orientou que os médicos dos outros estados não estão vindo para Santa Catarina, porque os municípios estão fazendo processo seletivo. Eles gostariam de vir através de concurso público, porque isso dá segurança para eles, então estamos lançando o edital do concurso público”, comenta a secretária.
Novos serviços prestados pelo Hospital Henrique Lage
A Fundação Hospitalar Henrique Lage também irá oferecer novos serviços para a população de Lauro Muller a partir da próxima semana. Entre eles os serviços de ultrassonografia, ortopedia e raio-x. As informações são do assessor do hospital Paulo Conti.
O assessor informou que o setor de ultrassonografia fará 40 ultrassons por mês. “Fizemos licitação para atender o setor de ultrassonografia do hospital. A doutora Amanda Croceta venceu e já está sendo providenciado a sua contratação. Ela fará 40 ultrassons por mês. A partir de 8 de maio já estão agendados 20 pacientes e no dia 22 de maio mais 20 pacientes”.
Paulo ainda informou que para fazer o setor da ultrassonografia foi preciso fazer uma manutenção preventiva no aparelho, mas já está tudo pronto para receber a médica Amanda Croceta.
Sobre a sala de endoscopia, o assessor diz que as obras de reforma foram iniciadas, mas tiveram que ser paralisadas a pedido da vigilância sanitária. Paulo explica que a Vigilância Sanitária estadual verificou problemas técnicos no projeto da sala. Com isso, uma nova análise entre o hospital, engenheiro e a Secretaria de Saúde do Estado foi feita e o projeto novamente encaminhado para a aprovação da Vigilância Sanitária Estadual. “Acredito que na próxima semana será liberada. A reforma já foi licitada e aprovada a licitação, então logo iniciaremos a readequação. Feito isso, vamos equipar a sala e vamos licitar o serviço de endoscopia e colonoscopia. A nossa comunidade também vai ser contemplada com esse serviço”, ressalta Paulo.
Outro serviço que já está disponível para o público de Lauro Müller é o setor de ortopedia do Hospital. Dois médicos ortopedistas foram contratados e farão 160 consultas por mês, ou seja, 40 por semana. Os atendimentos acontecerão nas terças e quartas com 20 consultas por dia. A radiologia, que estava interditada pela Vigilância Sanitária por problemas técnicos, foi arrumada e liberada para o uso. Paulo informa que uma negociação com a Clinimagem de Criciúma vai disponibilizar os profissionais para dar o laudo do Raio-x.
A grande novidade da Fundação Hospitalar será a informatização dos procedimentos médicos. “O prefeito determinou que fizéssemos uma licitação para trazer uma empresa sem alto custo e assim fizemos. A empresa GMF venceu a licitação. A partir da semana que vem, a empresa estará no hospital fazendo treinamento com cada funcionário e com cada setor. Teremos um melhor controle de estoque na farmácia, melhor controle de estoque de almoxarifado, o serviço de nutrição facilitado, sem contar que todos os processos médicos de enfermagem e assistência, centro cirúrgico e os gastos, serão tudo digital. Assim vai ser um hospital modernizado e vai facilitar o trabalho para o nosso grupo de assistência”, explica Paulo Conti.