No ano passado, foram estabelecidas cotas de captura da tainha como proposta de evitar a sobrepesca e assim manter a sustentabilidade do pescado.
A partir desta quarta-feira está aberta a temporada da pesca artesanal da tainha no Litoral de Santa Catarina para embarcações não motorizadas. Para barcos maiores, com motor, que usam rede de emalhe, será a partir do dia 15 de maio.
A pesca industrial ainda segue sem data definida para abrir, pois em 2018 as embarcações catarinenses ultrapassaram a cota de pesca.
No ano passado, foram estabelecidas cotas de captura da tainha como proposta de evitar a sobrepesca e assim manter a sustentabilidade do pescado. Elas foram estabelecidas com base em dados científicos, para as frotas artesanal e industrial do Estado.
A proposta, apresentada pela Ong Oceana, ajudou a resolver um impasse que comprometia o futuro da espécie e da atividade.
A portaria que definiu o ordenamento da pesca no ano passado explicita que, caso as cotas fossem excedidas, o montante excedente deveria ser descontado do valor da cota no ano seguinte. Durante a safra, a frota artesanal se manteve dentro do limite definido. No entanto, a frota industrial ultrapassou a cota de captura com uma produção 114% acima do limite.
Com informações do Jornal Diário do Sul