Geral

Temporada da tainha começa quarta-feira no Litoral de Santa Catarina

No ano passado, foram estabelecidas cotas de captura da tainha como proposta de evitar a sobrepesca e assim manter a sustentabilidade do pescado.

Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira está aberta a temporada da pesca artesanal da tainha no Litoral de Santa Catarina para embarcações não motorizadas. Para barcos maiores, com motor, que usam rede de emalhe, será a partir do dia 15 de maio.

A pesca industrial ainda segue sem data definida para abrir, pois em 2018 as embarcações catarinenses ultrapassaram a cota de pesca.

No ano passado, foram estabelecidas cotas de captura da tainha como proposta de evitar a sobrepesca e assim manter a sustentabilidade do pescado. Elas foram estabelecidas com base em dados científicos, para as frotas artesanal e industrial do Estado.

A proposta, apresentada pela Ong Oceana, ajudou a resolver um impasse que comprometia o futuro da espécie e da atividade.

A portaria que definiu o ordenamento da pesca no ano passado explicita que, caso as cotas fossem excedidas, o montante excedente deveria ser descontado do valor da cota no ano seguinte. Durante a safra, a frota artesanal se manteve dentro do limite definido. No entanto, a frota industrial ultrapassou a cota de captura com uma produção 114% acima do limite.

Com informações do Jornal Diário do Sul 

Notícias Relacionadas

Público prestigia solenidade de abertura da Festa da Tainha, em Balneário Rincão

Há um ano, Lauro Müller iniciava força-tarefa após forte enxurrada

Famílias eram desalojadas de áreas alagadas ou comprometidas com deslizamentos de terra. No dia anterior, o temporal assolava a cidade.

Cidades do Sul de SC podem registrar até 34°C neste sábado

Praias da região devem receber bom público neste fim de semana

Temporal destelha casas e derruba árvores em Chapecó