Saúde

Içara busca apoio para solucionar impasse no Hospital São Donato

Na semana passada, direção da unidade hospitalar anunciou paralisação dos serviços na maternidade.

Foto: Divulgação

O prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, do MDB, convidou todos os prefeitos e secretários de saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), para uma reunião às 8h15min de hoje. Em pauta, a situação da maternidade do Hospital São Donato (HSD), que suspendeu as atividades na semana passada sob alegação de atraso no pagamento do convênio por parte do Governo do Estado. “Precisamos colocar o apoio de toda a região para o hospital porque tem este contrato que não está sendo cumprido. Com isso sensibilizar o secretário de Estado para o cumprimento do contrato”, pontua Gastaldon.

Na sexta-feira, dia 26, a Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR-Carbonífera) emitiu o ofício nº 7/2019 em que solicita à Secretaria de Estado da Saúde (SES), a continuidade do repasse mensal dos R$ 150 mil de janeiro a dezembro de 2019 para pagamento das despesas da maternidade. Entre as justificativas, a coordenador do CIR, Gláucia Cesa Périco, que assina o ofício, cita que o incentivo é repassado ao HSD desde 2016. “Na época, o Hospital São José (HSJ) de Criciúma, que atendia a maioria dos partos da região, estava de greve e o São Donato ficou referência na região”, descreve no texto.

Além disso, o ofício da comissão enfatiza que o São Donato e o Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), são as únicas opções para atendimento a partos e gestantes, sendo que o HMISC está com a capacidade extrapolada.

Entenda:

A direção da unidade hospitalar e a Administração Municipal destacam que os repasses de R$ 150 mensais não são feitos desde dezembro do ano passado. Além da maternidade, também foi suspensa a habilitação dos 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), decisão tomada em conjunto pelo Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho Diretor.

Com informações do Portal DNSul

Notícias Relacionadas

Com apoio da Fapesc, startup catarinense vai produzir tecido pulmonar in vitro para testes de Covid-19

O material servirá para analisar a ação do novo coronavírus no pulmão, assim como confirmar a eficiência de medicamentos na cura da doença.

Painel desenvolvido com apoio da Fapesc recebe inscrições para projetos sociais e de retomada econômica em SC

Com o sistema, será possível acompanhar todo o percurso do dinheiro até o impacto social do investimento. A intenção é, além de incentivar a solidariedade, dar mais transparência às doações durante a pandemia.

Com apoio do Hospital São José, Criciúma será sede do “Congresso de Cirurgia e Encontro Estadual de Residentes de Cirurgia Geral”

O evento contará com nomes de grande destaque na área de cirurgia geral, digestiva, oncológica e robótica no cenário nacional.

AMREC emite nota em apoio aos prefeitos Murialdo Canto Gastaldon e Valdir Fontanella

Nota foi divulgada após a Associação Catarinense do Ministério Público prestar apoio ao Promotor de Justiça Fernando Rodrigues de Menezes Júnior, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Içara.