Os novos membros da corporação atenderão casos de urgência e emergência de Urussanga e Cocal do Sul. Empresário de Orleans, Delton Baggio é paraninfo pela quarta vez e defensor da segurança local.
Em qualquer lugar do mundo o bombeiro é visto como um herói que chega sempre para salvar. Esta dedicação e abnegação do bombeiro, que arrisca a sua vida pra salvar a de outra pessoa, seja em incêndios, na água, nas alturas ou na terra, exemplifica o desejo de ajudar aquele que necessite.
Essa missão lateja nos corações dos 14 novos bombeiros comunitários que se formam nesta sexta-feira (26), na 5ª turma do Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE), do Corpo de Bombeiros de Urussanga. Os novos voluntários auxiliarão nos atendimentos de casos de urgência e emergência nas cidades de Urussanga e Cocal do Sul.
De acordo com o 3º sargento do Corpo de Bombeiros de Urussanga e coordenador do curso, Lucas Matias da Silva, são atitudes como estas que mostram o cuidado e a união em prol do bem de todos. Os bombeiros comunitários atuarão como agentes de prevenção em meio à comunidade, além de contribuir no atendimento das ocorrências. “Sabemos das dificuldades de efetivo na corporação e ter o apoio da comunidade é fundamental para a eficiência dos nossos serviços. Além de ajudar o Corpo de Bombeiros, esses voluntários estão prestando um serviço à sociedade”, ressalta o sargento.
Um orleanense em defesa da segurança de todos
A solenidade de formatura recebeu familiares, amigos e autoridades da região e do Estado. Eles puderam prestigiar a reação de cada cidadão que teve a satisfação de concluir o curso e agora estar a serviço da sua comunidade. Além do ato de formatura dos bombeiros comunitários, a solenidade ainda homenageou os instrutores e o paraninfo especial. O empresário de Orleans, Delton Baggio, o Carriola, apadrinha pela quarta vez, a turma dos bombeiros comunitários de Urussanga.
Para ele é uma satisfação apoiar esta causa tão nobre de salvar vidas. “É um grande ato o que essas pessoas fazem quando se dedicam em prol do próximo sem ganhar nada em troca. Sou um defensor dessas ações e continuo apoiando essa rede de voluntariado que são de grande importância”, comenta o empresário.
Baggio também será homenageado no próximo dia 03 de maio, em Criciúma, onde receberá uma moção de honra ao mérito da Polícia Militar do município. “Se tiver segurança, as coisas funcionam. Acredito que devemos nos unir e incentivar esses órgãos que são os responsáveis pelo bem-estar da população”, enfatiza.
Formação
Foram sete meses de uma caminhada marcada por decisões que mudaram a rotina de cada um dos 14 participantes. De diferentes cidades, compartilharam dificuldades, trabalhos, alegrias e foco em um objetivo em comum: ser um bombeiro comunitário. Os novos bombeiros comunitários passaram pelos cursos Básico (CBAE) e Avançado (CAAE) de Atendimento a Emergências. Ambas as capacitações, oferecidas à população de forma gratuita, preparam moradores e trabalhadores das cidades onde são realizadas para a atuação na primeira resposta a situações emergenciais, como acidentes e princípios de incêndio. Os cursos básico e avançado de atendimento a emergências são sequenciais, sendo que os concluintes do primeiro recebem certificado de agente comunitário de proteção civil e brigadista voluntário. Já os formandos do CAAE tornam-se agentes comunitários de proteção civil nível II e brigadistas particulares. “Os interessados em participar podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros. No final do mês de maio estarão abertas as inscrições para o curso básico”, informa o sargento Lucas.
Turma “Ângelo Antônio Nichele”
Durante a solenidade, a turma também prestou homenagem ao seu patrono Ângelo Antônio Nichele. Um homem a frente do seu tempo, Ângelo era um visionário e marcou a história da cidade de Urussanga com seus feitos empreendedores.
Filho de imigrantes italianos, Ângelo perdeu o pai muito cedo e dando continuidade aos esforços da mãe e de seus irmãos, edificou o casarão dos Nichele, monumento até hoje admirado. Casou-se com Anita Forghesi, com quem teve quatro filhos: Elza, Bernardo, Maria e Olga, que lhes brindaram com seis netos e dez bisnetos.
Fundou e administrou, junto ao filho Bernardo, a B. Nichele, um famoso comércio, que era o equivalente ao ‘shopping center’ de Urussanga, na época. Com a administração do negócio a cargo do filho, Ângelo pôde se dedicar aos assuntos da cidade, sendo prefeito em duas oportunidades na década de 1920.
Com suas ideias diferenciadas, junto ao amigo e vizinho Antonio Ferraro, decidiu trazer energia elétrica ao vilarejo, o que fizeram inicialmente através de uma usina edificada no Rio Urussanga. Com a outorga concedida diretamente pelas mãos do presidente Getúlio Vargas, na então capital do Rio de Janeiro, iniciaram a distribuição de energia elétrica no município.
O sonho tornou-se realidade com a fundação da empresa Força e Luz de Urussanga. Seu legado sobrevive até os dias de hoje pelas mãos de seus sucessores. Era admirado por todos e procurado como um negociador nato. Seu exemplo de dedicação e empreendedorismo foi reconhecido pelos bombeiros comunitários e autoridades que entregaram uma placa em reconhecimento ao empreendedor ao seu bisneto Augusto Nichele.
[soliloquy id=”324388″]