Trânsito

Trânsito no Centro de Cocal do Sul alterará neste domingo

O Governo Municipal de Cocal do Sul pede a atenção redobrada aos Sul-Cocalenses e motoristas da região que passam pelo município.

Foto: Divulgação

A partir deste domingo (28), o trânsito no Centro de Cocal do Sul será alterado em função da continuidade das obras de drenagem para conter as cheias na Rua Paulino Búrigo. A partir das 5h, uma equipe do Governo Municipal estará trabalhando nas vias para realizar as devidas mudanças e sinalizações no trânsito que irá fluir em sistema Binário. Desta forma, o Governo Municipal de Cocal do Sul pede a atenção redobrada aos Sul-Cocalenses e motoristas da região que passam pelo município.

“Nós teremos muitos homens nas pistas para organizar o trânsito que já funcionará com as devidas mudanças neste domingo. Pedimos cautela aos motoristas para que respeitem as pessoas que estarão trabalhando e tenham atenção às alterações”, afirma o Diretor do Sistema de Trânsito, Luciano Brolesi.

As obras de drenagem serão retomadas a partir da Rua Paulino Búrigo, em frente à igreja matriz, na segunda-feira (29). O serviço cortará a Avenida Dr. Polidoro Santiago seguindo em direção a loja Benoit (apenas referência), onde terá a ligação com a drenagem existente.

“Esta obra é de melhoria para evitar alagamento na área central. Ela iniciou na Rua Edson Gaidzinski em direção a Rua Paulino Búrigo. Este trecho de aproximadamente 100 metros esta concluído. A nova etapa compreenderá cerca de 190 metros de extensão, além da instalação de três novas caixas de ligação para coleta das águas na rua Paulino Búrigo”, explica o secretário de Obras, Alessandro Carara Antunes.

Experiência de desvio de fluxo

O prefeito municipal, Ademir Magaganin explica que com as obras de drenagem, o trânsito no Centro da cidade passará por uma experiência de desvio de fluxo de veículos. Ou seja, a Avenida Dr. Polidoro Santiago terá mão única no trecho entre o Guollo Materiais de Construção até o supermercado Bistek (apenas referência). “Nós acreditamos que essas mudanças trarão resultados positivos para a mobilidade urbana, reduzindo em até 50% o fluxo na Avenida principal. Desta forma nós estaremos também avaliando a opinião pública em relação a todos os pontos alterados”, explica o prefeito.

Como ficará o trânsito no Centro da Cidade

Nas últimas semanas, a Secretaria de Obras e o Sistema Municipal de Trânsito realizaram melhorias de acessos e atuam na sinalização.

Para quem trafega sentido Criciúma a Urussanga passando pela Av. Polidoro Santiago, a via será de mão única. Para quem vem de Urussanga terá que convergir à direita pela rua Guy Marcos Nunes de Souza, ao lado do Supermercado Bistek em direção a Dr. Edson Gaidzinski.

Na Rua Paulino Búrigo, o trânsito será alterado para mão única, no sentido Posto Denoni até a esquina com a rua Dr. Edson Gaidziski. Ficará proibido dobrar a esquerda pela Av. Dr. Polidoro Santiago.

Já as ruas transversais que dão acesso para a Avenida Polidoro Santiago atenção para as modificações. A Irmã Julia (onde está localizado o Cartório – apenas referência) será a rua de retorno para quem vai para o bairro Jardim Elizabeth, ou seja, só seguirá da Polidoro Santiago para a Edson Gaidzinski. Ao contrário da via Padre Francisco Shilinski (rua Auto Escola Voluz – apenas referência), que estará proibida a entrada pela Av. Polidoro Santiago.

Atenção para a rota alternativa para os caminhões pesados

Com o trânsito funcionando em sistema Binário no Centro da cidade, será proibida a passagem de caminhões acima de 24 toneladas (peso bruto total). Para aqueles que necessitam carregar ou descarregar no município, precisarão utilizar a rota alternativa de acesso para quem vem de Urussanga. Ela será feita pela Rodovia Genésio Mazon, nas proximidades do Restaurante e Lanchonete do Kuki (apenas referência), no Km 16. Todo trajeto será sinalizado, com saída na SC-442 que liga Cocal do Sul a Estação Cocal.

Mudança no acesso ao transporte escolar no Colégio Estadual Professor Padre Schuller

Para os alunos que dependem do transporte escolar, na Rua Dr. Edson Gaidzinski onde está localizado o Colégio Estadual Professor Padre Schuller, não haverá mais o acesso para ônibus escolares em frente à Instituição de ensino. A condução será feita pela rua David Ozelame, fundos do Colégio Padre Schuller pela Rua Paulino Búrigo e os ônibus serão manobrados no pátio do Colégio.

Além disso, para mais uma questão de segurança neste trajeto escolar, os motoristas que transitarem pela Guy Marcos Nunes de Souza (próximo a Academia Geórgia, apenas referência) não poderão mais descer em direção a rua Paulino Búrigo. Apenas a subida continuará normal.

Outro ponto importante

Outro ponto que sofrerá mudança é para quem vem do bairro Brasília e deseja passar pelo Bistek Supermercados. Não será permitido convergir à esquerda, ao lado da pracinha, em direção a Igreja Matriz e nem seguir reto pela Guy Marcos Nunes de Souza. Para fazer o retorno será preciso ir até o trevo alemão de acesso ao bairro São João e fazer as conversões devidas até chegar a Dr. Edson Gaidzinski.

Foto: Divulgação

Comunicação: Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul

Notícias Relacionadas

Serra do Corvo Branco é liberada após caminhão bloquear trânsito

O motorista aguardava socorro desde às 2 horas, quando somente por volta de 16h30min, a carga foi transferida para outro caminhão.

Assinado decreto que regulamenta o trânsito de veículos na Orla do Município de Balneário Rincão

O decreto permite a circulação e o estacionamento de veículos automotores em espaço determinado na orla marítima do município durante a safra da tainha.

Obras de pavimentação mudam trânsito sobre ponte do Rio Tubarão, em Lauro Müller

O Governo de Lauro Müller realiza, nesta semana, trabalhos para retirada do pavimento antigo na rua Dr. Valdir Cotrin, no Centro, para andamento da revitalização na via.

Com corte de árvores, trânsito terá alterações na SC-390, em Lauro Müller

Trabalhos de supressão vegetal, para futura pista de caminhada, vai redimensionar fluxo de veículos para ruas do Centro, com mudanças definidas pela sinalização provisória.