Outra informação apurada na pesquisa sobre a mobilidade dos turistas trata de como eles se locomovem dentro das cidades.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina – Fecomércio-SC divulgou nesta semana o perfil do turismo e os números da temporada de Verão no Estado e em Laguna. Os dados compõe a Pesquisa Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2019, realizada anualmente com turistas e empresários em: Laguna, Imbituba Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis e São Francisco do Sul, nos meses de janeiro e fevereiro.
Questionados sobre a intenção de retornar à Laguna, 89,2% responderam que sim e 4,6% disseram não.Em Laguna, 61,5% dos visitantes têm sua origem do Estado, principalmente Tubarão (27,7%) e Braço do Norte (12,3%).
De maneira geral, os veículos próprios tem sido o meio de transporte mais utilizado pelos turistas para chegar ao litoral catarinense. Em 2019, mais de 60% deles fizeram o uso deste meio. O transporte por ônibus, linhas regulares ou fretados também são muito utilizados para chegar ao destino final na temporada, citado por boa parte dos turistas que têm como destino Laguna e Florianópolis.
Outra informação apurada na pesquisa sobre a mobilidade dos turistas trata de como eles se locomovem dentro das cidades. Na terra de Anita, o deslocamento com veículos próprios foi a opção de 69,4%. Nesse ponto, verifica-se a importância de investimentos em infraestrutura viária, como sinalização e conservação das estradas e pontos turísticos.
Hospedagem
Nesta temporada, os turistas ficaram bem divididos em três principais tipos de hospedagem: alugados, hotéis ou similares e casas de parentes e amigos. Em Laguna, 27,7% dos visitantes ficaram em imóveis próprios, tendo como média de permanência de 25 dias, justamente por receber mais turistas de cidades próximas, como Tubarão, por exemplo.
Nesta temporada, o gasto médio por grupo de turistas (3,8 pessoas), foi de R$3.955,00 em Laguna, puxados pelos gastos com hospedagem e alimentação e o tempo médio de permanência na cidade (25 dias).
Avaliação do destino turístico
Na cidade, os fatores são igualmente distribuídos entre proximidade com a residência, visita a familiares e amigos e a qualidade e beleza das praias, que juntos somam 71% das observações. As opções de lazer também merecem destaque, com uma fatia de 14%.
Satisfação e fidelidade
Com a pergunta: Em uma escala de 0 10, o quanto você indicaria esse destino turístico para um amigo? (considere 0 não indicaria e 10 indicaria totalmente), é possível identificar:
Clientes promotores: leais e entusiasmados.
Clientes neutros: não são leais e não são entusiastas.
Clientes detratores: Tiveram experiências ruins, criticam e provavelmente não retornam mais.
Na avaliação, destaque para o percentual significativo de detratores em Laguna (17%), levando a uma avaliação deste destino a uma zona de aperfeiçoamento.
Os principais motivos que influenciaram as boas experiências e levaram os turistas à categoria de promotores são: beleza e qualidade das praias, tranquilidade, receptividade, hospitalidade e clima agradável. Os preços foram citados em relação ao bom custo/benefício, ma mesmo entre os promotores alguns turistas acharam os preços altos.
Com informações do Jornal Notisul