Geral

Mineiros iniciam greve a partir do meio-dia desta quarta-feira

Em torno de 2,5 mil trabalhadores de seis empresas do Sul catarinense devem paralisar as atividades.

Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo

Aproximadamente 2,5 mil trabalhadores da mineração da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) devem aderir à greve do setor a partir do meio-dia desta quarta-feira, dia 13. A deliberação pela paralisação ocorreu em assembleia realizada no último sábado, dia 9. As informações são do Portal 4Oito.

Segundo o presidente da Federação dos Mineiros do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Fetiec), Genoir dos Santos, o “Foquinha”, a categoria pede 70% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) a título de aumento real, o que corresponde a 5,91% sobre o salário de dezembro. “Uma nova assembleia está marcada para as 16 horas de hoje, para discutir a proposta apresentada pelo sindicato patronal. Essa proposta também será avaliada em reunião entre a Federação e representantes sindicais na manhã de hoje”, declara Foquinha.

O diretor executivo do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Márcio José Cabral, adianta que, entre as melhorias propostas, estão 5% de aumento geral, aumento no piso salarial de trabalhadores de parte das carboníferas, acréscimo no tempo de atendimento ao trabalhador acidentado – antes era de 60 dias, agora pode ser de 90 dias, a aplicação do reajuste da categoria também no abono de férias e no vale-alimentação, além da garantia de que todos os direitos conquistados anteriormente serão mantidos, desde que não afetem a legislação vigente.

“Este aumento geral de 5% é o maior reajuste oferecido entre todos os segmentos profissionais do Sul do país, representando quase 50% acima do INPC. Mesmo diante das dificuldades que o setor enfrenta, foi feito um esforço enorme para chegar nesse número para os trabalhadores, em reconhecimento ao esforço deles”, declara Cabral. Os profissionais representam seis empresas de cinco municípios da região Sul catarinense – Treviso, Siderópolis, Urussanga, Içara e Lauro Müller).

Notícias Relacionadas

Em audiência pública, municípios do Sul decidem ir à Justiça para reverter questão dos pedágios na BR-101

As três associações de municípios que serão impactados pela implantação das praças de pedágios no trecho Sul da BR-101 se reuniram na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão

Chuva de rosas e santa missa abrem a 85ª Festa em Honra a Santa Barbara e Santa Luzia em Lauro Müller

Imagens das santas trazidas por mineiros foram acolhidas na igreja do distrito do Barro Branco sob pétalas de rosas lançadas de helicóptero.

Presídio de Araranguá beneficiado com verbas de penas pecuniárias do sul do Estado

O Presídio Regional de Araranguá promoveu, na última sexta-feira (19), a inauguração da sala de aula e da biblioteca daquela unidade.

Último final de semana de 2019 marca o primeiro transplante renal do Sul do Estado

A cirurgia foi realizada no HSJosé em Criciúma, que há um ano se preparava para realização deste tipo de procedimento.