A associação tem como objetivo organizar as atividades de agroturismo enquanto fonte complementar de renda de famílias agricultoras.
Agricultores familiares, que integram a Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia Serra do Rio do Rastro, participaram na noite dessa segunda-feira (11) da assembleia de formação da Associação.
Com a participação de 17 pessoas entre elas, agricultores familiares, técnicos da Epagri e o secretário municipal de turismo, Luciano Philippi, ficou aprovado no encontro o estatuto social e a composição da Coordenação Administrativa e Conselho Fiscal da Nova Associação. Assumiu a coordenação geral da associação, Paulo César Freiberger.
Com a abrangência prevista para o Sul Catarinense, a Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia Serra do Rio do Rastro, tem como objetivo organizar as atividades de agroturismo enquanto fonte complementar de renda, promovendo a integração entre campo e cidade por meio da troca de experiências em circuitos locais e regionais.
Além de resgatar a identidade cultural dos agricultores familiares, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e sua permanência no campo com práticas produtivas nos princípios agroecológicos de proteção e recuperação do ambiente natural.
Segundo Paulo, a associação já possui mais agricultores interessados em participar, tanto do município de Lauro Müller, como de outros municípios da região do Sul do estado. “A ideia é formar uma rede com este tipo de turismo na região, conforme já vem ocorrendo em outras regiões de Santa Catarina”, explicou Freiberger, mencionando como exemplo a regional das Encostas da Serra, Regional de Ibirama, Regional Ituporanga, Regional do Vale dos Imigrantes e Regional da Serra Catarinense.
A inciativa, desde o início dos debates sobre a ideia da associação, conta com apoio direto do técnico da Epagri Paulo César Freiberger, e também da Secretaria Municipal de Turismo do Município.
Confira os nomes que integram a coordenação da Associação:
Coordenador: Paulo César Freiberger;
Subcoordenador: Oylson José dos Santos;
Secretária: Gisele Mariot;
Subsecretária: Maria Josefina Gianizella Viero;
Coordenadora de finanças: Suzana Fernades de Andre Viero;
Subcoordenador de finanças: Maria Goretti Mariot Martignago;
Coordenadora técnica: Joana Zampronio Bett;
Subcoordenadora técnica: Paola Freiberger.
Conselho Fiscal:
Fiscais efetivos: Valmor Viero, Osmar Mariot e Juliano Viero;
Fiscais suplentes: Oneide Zampronio Bett, Maicon Martignago e Salvina Piuco Mariot.
Colaboração: Assessoria de Comunicação do Governo do Município de Lauro Müller