O Governo do Município realizou na noite dessa sexta-feira (8) a apresentação técnica do Projeto de Gestão Territorial.
Com o objetivo de organizar o município de Lauro Müller, visando seu desenvolvimento de forma cada vez mais planejada, o Governo do Município realizou na noite dessa sexta-feira (8) a apresentação técnica do Projeto de Gestão Territorial.
O assunto começou a ser debatido pelo atual Governo já em 2017. O projeto proposto prevê a realização de uma série de atualizações e serviços como, a ampliação do perímetro urbano, zoneamento de áreas do município, estudo socioambiental, atualização do Plano Diretor, além dos códigos de Obras e Postura do município, que há muitos anos estão defasados, tendo em vista que foram criados em 1978.
Nesta sexta, a equipe técnica da Unesc realizou a explanação no auditório do Paço Municipal, onde compareceram vereadores do município, lideranças de bairros e membros do Conselho da Cidade. Entre os integrantes da equipe da Unesc estava o vice—reitor, Daniel Ribeiro Preve. Na oportunidade, foi realizada a explanação detalhada do que deverá ser realizado no município. O engenheiro agrimensor, João Paulo Casagrande, respondeu a todos os questionamentos dos presentes e esclareceu sobre as vantagens de o município realizar este trabalho. Um fator importante, deixado claro no encontro, foi sobre as atualizações e mudanças na legislação que só serão realizadas após uma ampla discussão com a sociedade e posteriormente análise por parte do Poder Legislativo.
O encontro foi aberto pelo prefeito licenciado Valdir Fontanella, ao lado do prefeito em exercício, Pedro Barp Rodrigues, e da secretária municipal de Administração, Ana Rúbia Prestes Cesconetto, além de outros profissionais do Governo do Município.
Conforme a secretária Ana Rúbia, o município fez avaliação de preços para realizar este trabalho com outras instituições e empresas, porém a Unesc foi quem apresentou melhor proposta. “São alterações necessárias para que Lauro Müller seja um município atualizado e organizado, propiciando assim um desenvolvimento cada vez maior”, registrou Ana Rúbia.
O prefeito Valdir falou da importância de o município se atualizar para que cresça de forma organizada. “Este projeto vai contemplar uma série de melhorias para o nosso município. Acredito que só cresce quem está organizado. E é por isso que estamos propondo este projeto que vai beneficiar nossa população e muitas famílias que hoje sofrem por não poderem fazer os registros de seus terrenos”, defendeu o prefeito.
Fontanella disse ainda que o município não detém de recursos para esse projeto, por isso a proposta é para que seja financiado a quantia de R$ 1,1 milhão que permitiria a realização deste importante trabalho. O projeto, que permite o financiamento deste recurso, deverá ser encaminhado ao Poder Legislativo nos próximos dias. Esta é a segunda vez que este projeto retorna à Casa. Em 2018, o mesmo projeto foi rejeitado por 5 votos a 4, gerando indignação em muitos moradores que aguardavam e execução deste trabalho para que pudessem registrar de forma oficial seus imóveis.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller