Geral

Governo, inseminadores e produtores de gado se reúnem para levantar demanda de sêmen bovino em Siderópolis

O levantamento apurou que foram realizadas cerca de 250 inseminações no ano de 2018.

Foto: Divulgação

O Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, inseminadores, e produtores de gado, reuniram-se para elencar e levantar a demanda de sêmen bovino no município. A reunião foi coordenada pelo engenheiro agrônomo, Ronaldo Remor e pelo novo médico veterinário do município, Neto Guidi. O levantamento apurou que foram realizadas cerca de 250 inseminações no ano de 2018.

Atualmente a cidade conta com seis inseminadores artificiais, distribuídos em áreas estratégicas, onde o sêmen é oferecido de maneira gratuita aos produtores de gado. “O processo é de verdadeira segurança e confiança. Visto que na reunião com os produtores de sêmen bovinos, selecionamos raças com melhores genéticas para trabalhar na produção de carne e, sobretudo leite”, destacou o veterinário.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Ronaldo, que também é responsável pelo convênio que disponibiliza o sêmen bovino periodicamente para o município, as raças com melhores genéticas elencadas foram Holandês e Jersey. “O município possui essas raças e o trabalho realizado com elas somam números expressivos, que provam altos índices de aceitação nos produtores rurais quanto à técnica”, explicou.

Segundo o IBGE, em 2017, Siderópolis produziu 2 milhões e 900 mil litros de leite e, também em 2017, o município possuía 7 mil animais bovinos. “Sempre visamos à melhoria genética e incentivamos a bovinocultura de corte e leite no município e realizar reuniões com os produtores de sêmens bovinos é de suma importância para mantermos uma boa comunicação e troca de informações”, ressaltou o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

Entenda como funciona a inseminação artificial

A inseminação artificial em bovinos é uma técnica adotada pelos produtores rurais de todo o país. A técnica consiste na deposição mecânica do sêmen no útero da vaca, de forma que a fecundação possa ocorrer sem o contato direto com o touro. O método necessita da intervenção humana na identificação do cio do animal e na introdução do sêmen com apoio de instrumentos adequados.

Colaboração: Comunicação Siderópolis

Notícias Relacionadas

Rever: aplicativo que contribui para a coleta seletiva já tem grande demanda de usuários em Criciúma

Plataforma digital auxilia nas denúncias de irregularidades e solicitações para coletas

Operação contra o furto de gado é realizada no Sul

As fiscalizações aconteceram em Gravatal, Içara, Morro da Fumaça e Bom Jardim da Serra. Pelo Estado, outras cidades também fazem parte das investigações.

Central do Cidadão atende demanda braçonortense do Ministério do Trabalho fechado há quase dois anos

Para evitar o deslocamento até a agência, os procedimentos também podem ser feitos online através do endereço www.trabalho.gov.br.

Feagro 2018: contagem regressiva para o início da maior feira do agronegócio

Lançamento oficial aconteceu na noite de quinta-feira (26). Além do gado leiteiro, estrutura ampliada e piscicultura ganham destaque nesta edição.