A colunista e psicóloga Morgana Velho Sartor apresenta dicas de como escolher um profissional adequado para cuidar da sua saúde mental.
Atualmente a busca por saúde mental aumentou. Diante dos inúmeros profissionais e teorias disponíveis, é necessário avaliar algumas questões antes de escolher um psicólogo para chamar de seu.
Psicólogo não é só para quem tem transtorno
Deixe de lado a ideia de que só quem vai ao psicólogo é quem tem algum transtorno mental grave. Qualquer pessoa pode ir ao psicólogo, principalmente se identifica algum problema que não consegue resolver sozinho. A psicoterapia pode ser importante para seu autoconhecimento, e consequentemente para aprender a lidar com problemas que surgirão ao longo da vida.
Se um psicólogo não é ético ao divulgar seu trabalho, provavelmente não será ético ao atender você
Avalie a forma como o profissional faz propaganda
CUIDADO. Lembrando que valores podem e devem ser acertados entre terapeuta e paciente logo no início. Mas não podem ser divulgados como forma se atrair pacientes. Psicólogos que divulgam superdescontos, primeira sessão grátis, taxam resultados em suas propagandas. Independente de divulgar em buscas em sites de pesquisa, nas redes sociais ou em folhetos, este profissional está ferindo seu código de ética. O artigo 38 do Código de Ética do Psicólogo veda estas formas de divulgação. Se um psicólogo não é ético ao divulgar seu trabalho, provavelmente não será ético ao atender você. Fuja de profissionais assim.,
Lembre-se que sua história levou anos para ser construída não é em um atendimento que tudo irá se resolver.
Pesquise sobre as Abordagens Psicológicas
As Abordagens Psicológicas são o que norteiam o olhar do profissional sobre o paciente e a forma como ele trabalha. Todas são eficazes para qualquer tratamento, mas diante de tantas opções, faz-se necessário conhecê-las para saber com qual você se identifica mais. As mais conhecidas são: Teoria Cognitiva Comportamental, Psicanálise, Existencialismo, Análise Transacional, Psicologia Corporal, etc.
Busque os perfis profissionais nas redes sociais.
Esteja motivado a continuar o processo
Ter feito uma sessão de terapia na vida é melhor do que nenhuma. Moas muitas pessoas iniciam a psicoterapia no impulso, sem muitas perspectivas. Acreditam que vão fazer uma sessão aqui e outra ali, e saírem curados. Não é assim. A psicoterapia é um processo, que pode ser curto para alguns e longo para outros. Cada um tem seu tempo. Lembre-se que sua história levou anos para ser construída não é em um atendimento que tudo irá se resolver.
Pesquise antes
Procure sobre o profissional. Saiba se você se identifica com a forma de trabalho dele. Busque os perfis profissionais nas redes sociais. Para perceber se você se identifica com ele, e impedir expectativas inadequadas sobre qualquer profissional. Assim as expectativas serão mais reais. É importante entender não se adaptar a dinâmica de trabalho do psicólogo não é culpa sua; e nem sempre quer dizer que você estava em um processo com um profissional ruim.