O município preparou uma série de atividades para promover a inclusão entre os grupos de convivência que deram início as atividades 2019.
A Administração Municipal de Orleans por meio da Secretaria de Assistência Social reuniu os três grupos de Idosos de Orleans para celebrar o carnaval e dar início as atividades 2019. O encontro foi no Centro Hemília Debiasi Pinter. Mais de 200 integrantes estiveram no local e se divertiram com música ao vivo, dança, homenagens aos aniversariantes, orações, coquetel e muita alegria promovidas pelos servidores das duas instituições.
De acordo com a coordenadora do Centro do Idoso, Marcela Durante, atualmente 350 idosos participam de três grupos de convivência que realizam atividades sociais ao longo do ano voltadas para manter a saúde física e mental dos integrantes. Para a coordenadora chega a ser divertido trabalhar com idosos, pois eles são alegres e motivados. “Quer conhecer gente feliz, venha uma tarde participar das atividades conosco”, comenta.
Além dos bailes jogos e mais convivência os idosos recebem apoio fundamental em Orleans. “Proporcionamos assistência com médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais. Temos ainda atividades de lazer, culturais e outras voltadas para nossos idosos. No entanto, estamos dando início com esse encontro, uma programação especial, para iniciar o ano”, anunciou a secretária de Assistência Social Rosilândia Rocha, que ao lado de mais servidores, tem sido elogiada constantemente pelo brilhante trabalho que desenvolve na área.
Atendimento especial aos Idosos
A assistente social Tati Furlan, relata que a cidade de Orleans conta com quatro grupo de Idosos que auxiliam na qualidade de vida dessas pessoas. Grupo Alegria de Viver – Centro, Grupo Nossa Senhora Aparecida – Pindotiba, Grupo de Oratório – Oratório e Grupo de Fortalecimento de Vínculos para Idosos do CRAS – Grupo do Cras.
A administração municipal apoia integralmente os grupos e para o prefeito Jorge Koch entende que a “qualidade de vida no envelhecimento é importante para que se tenha uma velhice bem-sucedida”. Já o vice-prefeito Mário Coan explica que os grupos de idosos proporcionam ao idoso um envelhecimento mais saudável e feliz, “os grupos de convivência são importantes nesse processo, pois buscam interagir e compensar o vazio social tornando-se um espaço de apoio para a superação das dificuldades e para promoção da qualidade de vida”.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Orleans