Geral

Jaguaruna adere ao Consórcio CIASAMREC

Municípios querem em o selo SISBI, para comercializar os produtores de origem animal fora dos limites dos municípios.

Foto: Divulgação

O município de Jaguaruna é o 13º município a participar do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina (CIASAMREC). Um dos maiores objetivos do Consórcio é trabalhar em prol do selo SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA), que permitirá a comercialização dos produtos de origem animal para todo o Brasil, pelo aval do (CIASAMREC). Além de Jaguaruna, já existe o interesse Passo de Torres e Pescaria Brava.

Tramites em busca do Selo

Na quinta-feira (14/02), a comissão pró-Sisbi, formada por técnicos e veterinários dos municípios consorciados, além de representantes da Epagri, se reúnem no escritório da estatal catarinense, em Criciúma, para finalizar a padronização da legislação sanitária unificada. “Cada município tem um SIM (Serviço de Inspeção Municipal), com legislações diferentes. É necessária uma padronização”, explica a diretora executiva do CIASAMREC, a veterinária do Mariah de Freitas Marques.

Um primeiro trabalho de padronização já foi realizado e encaminhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No encontro de quinta-feira, será analisado esse parecer, para encaminhamento do modelo de lei as câmaras de vereadores dos municípios pertencentes ao Consórcio. O veterinário de Epagri, Marcelo Pedro, ainda lembra que, paralelo a padronização da legislação, será feito o encaminhamento de ações correlacionadas a adesão do Consórcio ao Sisbi, junto ao MAPA.

Comunicação: Colaboração /Antonio Rozeng

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

PRF apreende mais de seis quilos de cocaína após motorista fugir da fiscalização na BR-101, em Jaguaruna

A droga estava em um GM/Onix com placas de Criciúma, que não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade.

Bombeiros comemoram três anos sem mortes por afogamento durante Operação Veraneio

Em contrapartida, casos de queimaduras com águas-vivas passaram dos 15 mil nas praias de Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna durante toda a Operação Veraneio.

Criminosos anunciam falso sequestro para conseguir dinheiro de vítima de Jaguaruna

O homem foi vítima de extorsão após os criminosos terem anunciado o falso sequestro de seu filho.