Para garantir que o começo desse período ocorra bem, os preparativos foram intensos nas últimas semanas.
O ano letivo começa hoje para aproximadamente 600 mil alunos da rede estadual de Santa Catarina. Na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), foram feitas aproximadamente 4 mil novas matrículas em 60 instituições de ensino que divididas nas 12 cidades. Para garantir que o começo desse período ocorra bem, os preparativos foram intensos nas últimas semanas. O quadro de docentes nas salas de aula catarinenses foi reforçado com 911 novos professores efetivos para as disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Química, Filosofia e Educação Física.
Para finalizar, os profissionais da educação se reúnem durante toda esta semana para planejar e alinhar ações do primeiro semestre letivo. A formação é realizada para os mais de 40 mil professores, gestores e coordenadores, nas 1.073 escolas da rede estadual.“Esse é o momento de organização. Vamos dar tranquilidade para as escolas começarem o ano letivo. As equipes da Gerência de Educação estão trabalhando para atender todas as demandas em uma ação coletiva com as secretarias das escolas”, afirma a gerente de educação, Ronisi Cristina Agostinho Silva Guimarães.
Mais recursos para o transporte escolar
Em 2019, o Governo do Estado repassará R$ 95,5 milhões para que os municípios arquem com os custos do transporte escolar dos alunos da rede estadual. O valor representa um incremento de quase R$ 8 milhões em relação ao ano passado.
Esse aumento é resultado de um acordo entre a SED, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC). “Mais uma vez tivemos agilidade neste processo e iniciaremos o ano letivo com os valores já definidos. A parceria entre SED e Fecam continua forte”, comenta o prefeito de Tubarão e presidente da Fecam, Joares Ponticelli.
O documento foi assinado por Uggioni, Ponticelli e o secretário Municipal da Educação de Águas Mornas e representante da Undime/SC, Mário Fernandes. Com os recursos adicionais, os 119 mil alunos da rede estadual que utilizam o transporte têm a garantia da continuidade do serviço e do acesso às escolas com segurança.
Com informações do Portal DNSul