Limitação de peso dos veículos, interdição total em dias de chuva e colocação de defensas metálicas estão entre as medidas anunciadas. Trânsito continua interditado em ambos os trechos.
O Governo do Estado emitiu no final da tarde desta quarta-feira (06), uma nota anunciando medidas para viabilizar a liberação do tráfego de veículos, tanto na Serra do Rio do Rastro em Lauro Müller, quanto na Serra do Corvo Branco, em Grão Pará.
No comunicado, a liberação emergencial de R$ 200 mil pela Secretaria de Estado da Fazenda para obras no trecho de Lauro Müller. A intenção é que o tráfego seja liberado até o fim de semana, onde deve finalizar também as obras emergenciais.
Uma reunião em Florianópolis ocorre também nesta quinta-feira (07) para tratar do assunto. Ambas as rodovias continuam interditadas.
Confira a seguir, a nota na íntegra:
O Governo do Estado informa que na manhã desta quarta-feira (06), engenheiros da Secretaria da Infraestrutura e do Deinfra realizaram avaliação da SC-390, na Serra do Rio do Rastro.
Durante a vistoria foi constatado que a pista de rolamento e estruturas auxiliares permanecem estáveis, mas é necessário realizar a remoção de detritos e nivelamento de pista em um ponto. Com base neste quadro, a Serra do Rio do Rastro permanece interditada até que estes serviços sejam concluídos.
Por meio da Secretaria de Estado da Fazenda foi disponibilizado o recurso para realizar o serviço emergencial, no valor de R$ 200 mil, possibilitando o início dos trabalhos nesta quinta-feira (7). A previsão é de que os serviços sejam finalizados até o fim desta semana.
Após a conclusão dos trabalhos, o trânsito na Serra do Rio do Rastro será liberado para automóveis de passeio, ônibus e caminhões de um eixo com até seis (6) toneladas. Em caso de chuva forte a rodovia deverá ser interditada.
Ainda nesta quarta-feira uma nova vistoria foi realizada pela equipe técnica da SDC na SC-370, Serra do Corvo Branco. O objetivo foi verificar se as ações necessárias para a liberação da via foram realizadas.
Foi constatado que ainda faltam a instalação de sinalização específica no trecho da serra e de defensas metálicas nas áreas onde ocorreram escorregamentos e o estreitamento da pista de rolamento. Desta a forma a Serra do Corvo Branco permanece interditada
O Deinfra, por meio da superintendência Planalto, está confeccionando o material para sinalização e as defensas metálicas que serão instaladas no início da próxima semana.
Quando as pendências forem sanadas o trânsito deverá ser liberado também com restrições. O Governo do Estado de Santa Catarina reforça que todas as medidas adotadas têm o objetivo de resguardar vidas e garantir a segurança dos usuários das vias