Geral

Urussanga decreta situação de emergência devido aos problemas causados pela chuva

De acordo com a Epagri, a média histórica para Urussanga em fevereiro é de 201 mm, o que significa que em três dias, choveu o equivalente a chuva prevista para todo o mês.

Foto: Jéssica Pereira

Após reunião realizada com a presença do coordenador da Defesa Civil de Urussanga, Rafael Sales e representantes das diretorias e secretarias do município, o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, decretou, por meio do decreto 03/2019, Situação de Emergência no município devido às fortes chuvas que ocorreram especialmente na sexta-feira, dia 1º de fevereiro.

“As chuvas causaram grandes estragos no nosso município, provocaram alagamentos, inundações, danos materiais às famílias, queda de pontes, entre tantos outros problemas. Estamos realizando ainda no levantamento de todos os danos, porém estamos trabalhando em conjunto com as secretarias, diretorias e Defesa Civil em um plano de recuperação e solução imediata destes problemas”, garante o prefeito Gustavo Cancellier.

De acordo com os dados fornecidos pela Estação Experimental da Epagri de Urussanga, na sexta-feira (dia 1º) choveu 86 mm na cidade, no sábado (dia 2) choveu 78.7 mm e no domingo (dia 3) choveu 14 mm. Um total de 178.7 mm nos três primeiros dias de fevereiro de 2019.

De acordo com a Epagri, a média histórica para Urussanga em fevereiro é de 201 mm, o que significa que em três dias, choveu o equivalente a chuva prevista para todo o mês.

A alta incidência de chuvas também o ocorreu em janeiro, já que no município choveu o equivalente a 297 mm, sendo que a média histórica para Urussanga em Janeiro é de 199 mm. “Vale ressaltar que chuvas de 30 mm por hora já são suficientes para causar enchentes urbanas e, em Urussanga, tivemos registrado muito além disso”, garante o doutor em climatologia da Epagri, Márcio Sônego.

Colaboração: Jéssica Pereira – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Urussanga

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Justiça nega liminar e mantém decreto que fecha supermercados aos domingos em Içara

Em sua análise , o magistrado aponta que o artigo impugnado é válido, não há violação a regras de competência e não há violação ao preceito legal que prevê a manutenção das atividades essenciais.