Saúde

Convênio renovado garante exames de DNA gratuitos por mais 6 meses em Santa Catarina

A realização dos exames de DNA é feita pelo Laboratório de Análises Genéticas da Udesc, em Lages.

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça, Ministério Público, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Santa Catarina e Instituto Paternidade Responsável (IPR) renovaram neste início do ano, por mais seis meses, convênio que garante a realização dos exames de DNA para o reconhecimento de paternidade nos procedimentos administrativos e judiciais em que fique comprovada a hipossuficiência de recursos das partes. Todas as comarcas do Estado estão cobertas pelo programa para a coleta de material genético e para a realização dos exames, nos termos do procedimento instituído pela Resolução n. 03/2007- GP/CGJ.

A realização dos exames de DNA é feita pelo Laboratório de Análises Genéticas da Udesc, em Lages. Após o fim do recesso e o retorno ao trabalho normal, os envelopes para análise começaram a chegar, oriundos de diversas comarcas do Estado. Além do DNA gratuito, também podem ser realizados exames pagos, em escolha afeta às partes. O valor do exame varia entre R$ 400 e R$ 500, dependendo do laboratório. O laboratório do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, é o único do estado que atende gratuitamente. A presidente do IPR, Rosane Wiggers, comemorou a renovação do convênio, cuja validade se estende até 30 de julho deste ano (com informações do jornalista Marciano Corrêa – Assessoria de Imprensa IPR).

Colaboração: Comunicação TJSC

Notícias Relacionadas

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.