Geral

Caminhada desbrava belezas em Laguna

O passeio seguiu o percurso pelas praias Gravatá, Siri, Tereza, Ilhota, Ipuã, Galheta e Praia Grande, encerrando no Farol de Santa Marta.

Foto: Divulgação

O forte calor do fim de semana levou cerca de 150 pessoas para a 19ª Caminhada do Farol, em Laguna. Os participantes percorreram 18 quilômetros, por oito praias e vilarejos. A saída aconteceu às 8h de sábado (26), na localidade de Ponta da Barra, e seguiu o percurso pelas praias Gravatá, Siri, Tereza, Ilhota, Ipuã, Galheta e Praia Grande, encerrando no Farol de Santa Marta.

A primeira edição contou com um grupo de amigos que a cada ano só aumenta. Prova disso é o resultado da última edição, que reuniu mais de 150 caminhantes, entre crianças, jovens, adultos e idosos. “Todos os anos, eu participo. É algo para se redescobrir”, diz Juliana Pacheco, que esteve presente na caminhada.

A caminhada é inspirada nos nativos do Sul de Laguna, que na década de 70 percorriam o trecho em busca de peixes, siris ou para dar uma volta no Farol de Santa Marta. Hoje, o trecho é feito por caminhantes, surfistas e moradores sem pressa para chegar ou ir. “Não é cansativo. Vamos devagar, batendo papo e observando a natureza”, conta Cláudia Assunção, que há três anos faz a caminhada.

O objetivo da atividade foi promover a cooperação, o respeito à natureza, a contemplação e o lazer. Em cada ponto, os caminhantes puderam contemplar as belezas de Laguna, como no Morro da Ilhota, onde há formações rochosas, com figuras de índios, tartarugas e outros. Para participar, o grupo doou um quilo de alimento não perecível por pessoa, que será entregue a uma instituição de caridade do município.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Doces ou travessuras? Maria-Fumaça temática vai comemorar Halloween e Dia do Saci

Dois passeios estão programados com o tema, entre Tubarão e Laguna. Um dos dias será dedicado à crianças

Justiça Federal concede liminar e suspende licenças para implantação de condomínio no Farol de Santa Marta

Além da suspensão, a proprietária não poderá promover qualquer intervenção na área, em Laguna (SC), sob pena de multa diária de R$ 10 mil

Big Wave tem ondas de até cinco metros no Farol de Santa Marta

Homem que agrediu empresário durante caminhada é condenado em Criciúma

O crime aconteceu em julho de 2017 quando o empresário foi atacado de surpresa, com socos e chutes na cabeça.