O animal, da espécie Caretta caretta, popularmente conhecida como tartaruga-cabeçuda, já estava em estado avançado de decomposição.
Uma tartaruga com cerca de 1,20m foi encontrada sem vida na quarta-feira, na praia do Mar Grosso. O animal, da espécie Caretta caretta, popularmente conhecida como tartaruga-cabeçuda, já estava em estado avançado de decomposição.
Banhistas que passavam pelo local e avistaram a tartaruga chamaram o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Udesc Laguna. Pesquisadores recolheram o animal, que passou por necropsia ainda na tarde de quarta.
“Nessa época, tem surgido alguns casos de tartarugas mortas aqui na região. A maioria deles são provocados pela atividade de pesca ou pela interação do animal com o lixo jogado no mar”, explica o professor Pedro Volkmer de Castilho, coordenador do PMP-BS/Udesc.
Pedro também confirmou que a tartaruga já estava morta há pelo menos dois dias até ser encontrada na orla do Mar Grosso. Não foi possível constatar a causa da morte por conta do estado avançado de decomposição.
Com informações do Jornal Diário do Sul