O Porto de Imbituba ultrapassou em 2018 a marca de 5,2 milhões de toneladas movimentadas.
O Porto de Imbituba ultrapassou em 2018 a marca de 5,2 milhões de toneladas movimentadas. O volume representa recorde histórico anual para o complexo portuário, e um crescimento de 16,4% em relação a 2017. Além disso, o único porto da Região Sul Catarinense celebrou a conclusão de 2018 com três recordes operacionais mensais, em junho, agosto e setembro; e a expansão do portfólio de cargas.
Ao todo, 289 navios passaram pelo porto em 2018. Estados Unidos (EUA), Chile, China e Argentina são as principais origens das cargas de importação. Na exportação, China, EUA, Holanda e Rússia estão entre os destinos mais frequentes. As operações de coque, soja, contêineres e sal mantiveram a liderança das principais cargas que passaram por Imbituba. Entre elas, o crescimento mais expressivo foi na movimentação de sal (+53%) e de contêineres, com aumento de 71,5%, ultrapassando os 84 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) – volume histórico para o terminal.
Atendendo sua capacidade multipropósito, o Porto de Imbituba também ampliou seu portfólio de cargas em 2018. Pela 1ª vez a agroindústria de Santa Catarina exportou o arroz em casca a granel a partir dos portos do estado. A exportação inédita no Brasil de madeira de reflorestamento em navio break bulk também ocorreu a partir de Imbituba. Ainda, voltou a ser movimentado no complexo portuário o gado vivo (livestock), com o envio de três navios com destino à Turquia.
Colaboração: Comunicação Social